domingo, 17 de fevereiro de 2008

Mensagem - Pe.Luigi Gaetani




Queridos amigos do Carmo Jovem:

É para mim uma enorme alegria dirigir-vos estas palavras, porque a nossa vida de frades Carmelitas é muito parecida à vossa, pois ambos gostamos duma vida de paixão e de radicalidade!

Todos estamos chamados a viver em diálogo e também em contraste com a pós-modernidade: Nós não aspiramos a fugir das cidades. Nós preferimos comprometer-nos com os nossos irmãos e irmãs, no coração das nossas cidades, no centro das nossas preocupações e dos desejos dos homens e mulheres do nosso tempo.

E por outro lado, juntamente convosco, queremos procurar o ar fresco, a água pura e as zonas verdes. É bem verdade que não queremos deixar-nos contaminar mais que a conta.
Nós aspiramos a uma qualidade de vida e de humanidade íntegra, pois é isso o que nos parece que quer dizer «aspirar a ser santos»!

Neste sentido nós devemos viver lado a lado, renovando a cultura da paixão e da radicalidade, da amizade e da comunhão, da colaboração e da civilização do amor.

Atenção:
é necessário que nos deixemos «evangelizar pela pós-modernidade», apesar das suas luzes e sombras, para conseguirmos cultivar novas formas culturais que dêem corpo ao Espírito Santo que nos anima e nos acompanha.

Queridos amigos e queridas amigas:
a imagem do acompanhar Jesus sempre foi muito fecunda na vida da Igreja. Em boa verdade ela tem inspirado várias modelos de espiritualidade e de movimentos. Ao longo dos séculos a ideia de acompanhar Jesus sempre exerceu uma enorme atracção nos cristãos.

Tende em Jesus o mesmo centro de vida que anima a Igreja. Animo-vos a caminhar pelo mesmo caminho da Igreja. Partilhai a sua missão. Construí comunidade. Olhai: tende sempre como referência a pessoa de Jesus. Ser comunidade eclesial é caminhar com Jesus! A presença de Jesus dá consistência ao grupo. Reparai que quando não existe comunhão com Jesus a comunidade se desfaz.

As pessoas que como vós, seguem Jesus, que caminham pelo seu caminho, formam à volta de Jesus a sua nova família. Vós, jovens Carmelitas portugueses, sois família de Jesus. Lembrais-vos bem que Ele disse: «Estes que estão comigo são a minha mãe e os meus irmãos»! (Mc 3,34)

Lancemo-nos ao caminho a fim de vivermos hoje a beleza do Evangelho! Lancemo-nos ao caminho para vivermos juntos os valores do carisma Carmelita.
Que a Virgem Maria de Nazaré, e Formosura do Carmelo, seja companheira do vosso caminho!

Domus Carmeli, Fátima, 14 de Fevereiro de 2008
Pe. Luigi Gaetani, Definidor Geral da Ordem dos Carmelitas Descalços.