domingo, 28 de março de 2010

O NOSSO PASTOR POR UM DIA

.

.

Padre Fernando da Cunha Carvalho

O Padre Fernando da Cunha Carvalho, foi o pastor do Carmo Jovem por um dia. No dia 27 de Março estivemos em Caíde de Rei na XIV Carminhada. .

Decorria o dia 8 de Março de 1927 quando na cidade de Santos, Brasil, nascia uma criança do sexo masculino, filha de pais portugueses. No seu baptismo, a 11 de Novembro de 1928, deram-lhe o nome de Fernando da Cunha Carvalho.

Foram seus pais o senhor Fernando Augusto Leite Carvalho e a senhora Maria da Glória Gonçalves da Cunha. Fernando era o mais velho de quatro irmãos (Nelson, Acácio e Nélio), todos eles com uma diferença de dois anos de idade. Regressados do Brasil em Setembro de 1938, foram residir na freguesia de Varziela, concelho de Felgueiras. Foi a partir daqui que Fernando decidiu seguir a Vida Religiosa e entrou no Seminário de S. José de Oleiros a 11 de Outubro de 1939.

Concluídos os estudos preparatórios em Oleiros, transitou para o Seminário de Santa Teresinha, Pombeiro, onde fez o Noviciado e cursou Filosofia e Teologia. A 8 de Julho de 1951 recebeu em Braga pelas mãos do Arcebispo, o subdiaconado. A 29 de Julho recebeu o grau do diaconado, em Oliveira de Azeméis. Finalmente, a 5 de Agosto no Mosteiro do Pombeiro, Fernando Carvalho foi ordenado, recebendo então a missão de ser outro Cristo na terra. No dia 6 celebrou a sua primeira missa na Capela do Seminário de Santa Teresinha e a 15 de Agosto celebrou Missa Nova na igreja de Varziela.

Foi nomeado Director do Seminário de S. José, onde assumiu também a missão de professor de humanidades clássicas (grego e latim). Depois foi transferido para o Seminário de S. Vicente de Paulo, em Mafra, onde foi Director de Noviciado e Superior, onde se manteve de 1956 a 1967. Regressa ao Seminário de S. José, onde foi Superior da Casa. Também era um fiel colaborador do pároco de Margaride, Felgueiras. No ano de 1982, abandona a província da Congregação da Missão (Padres Vicentinos).

Durante um ano esperou pela sua incorporação na Diocese do Porto e isso aconteceu a 19 de Março de 1983, aquando da sua chegada à Paróquia de S. Pedro de Caíde de Rei, Lousada. Em 1989, deu entrada na Paróquia de S. João Evangelista de Nespereira, Lousada, que pastoreou durante cerca de 20 anos.

Actualmente conta com 83 anos e dedica-se exclusivamente e de corpo e alma à Paróquia de Caíde de Rei, a sua casa há 27 anos. Aquando da comemoração dos 25 anos da sua presença em Caíde de Rei, foi homenageado com o seu nome numa via da freguesia: “Avenida Padre Fernando da Cunha Carvalho”, a avenida de ligação à Igreja Paroquial.