quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

QUARTA-FEIRA DE CINZAS (I)

8 de Fevereiro
21:00 Igreja do Carmo de Aveiro
VIGÍLIA PENITENCIAL JOVEM

Quem vive na opulência e não reflecte
é semelhante aos animais que são abatidos.
(Salmo 49:21)


Porque não mais espero retornar
porque não espero
porque não espero retornar
a este invejando-lhe o dom e àquele o seu projecto
não mais me empenho no empenho de tais coisas
(Por que abriria a velha águia suas asas?)
por que lamentaria eu, afinal,
o esvaído poder do reino trivial?
Porque não mais espero conhecer
a vacilante glória da hora positiva
porque não penso mais
porque sei que nada saberei
do único poder fugaz e verdadeiro
porque não posso beber
lá, onde as árvores florescem e as fontes rumorejam,
pois lá nada retorna à sua forma
porque sei que o tempo é sempre o tempo
e que o espaço é sempre o espaço apenas
e que o real somente o é dentro de um tempo
e apenas para o espaço que o contém
alegro-me de serem as coisas o que são
e renuncio à face abençoada
e renuncio à voz
porque esperar não posso mais
e assim me alegro, por ter de alguma coisa edificar
de que me possa depois rejubilar
e rogo a Deus que de nós se compadeça
e rogo a Deus porque esquecer desejo
estas coisas que comigo por demais discuto
por demais explico
porque não mais espero retornar
que estas palavras afinal respondam
por tudo o que foi feito e que refeito não será
e que a sentença por demais não pese sobre nós
porque estas asas de voar já se esqueceram
e no ar apenas são andrajos que se arqueiam
no ar agora cabalmente exíguo e seco
mais exíguo e mais seco que o desejo
ensinai-nos o desvelo e o menosprezo
ensinai-nos a estar postos em sossego.
Rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte
rogai por nós agora e na hora da nossa morte.

T. S. Eliot (1888-1965)
Tradução de Ivan Junqueira