quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

E quem é a Maria João?

(Telefonema imprevisto, a hora incerta, de pessoa inesperada:)
trhm...trhm...trhm...trhm... (toque surdo e mudo, porque tenho sempre o telélé apenas em vibração.) trhm...trhm...trhm...trhm...
— Olhe, pode dizer-me quem é a Maria João?
(Ainda pensei dizer que não era ali o guichet das informações, mas...)
— ...
— E poderá confirmar se ela pertence à Equipa Coordenadora do Carmo Jovem?
(A esta respondi.)
— Sim, pertence. É uma rapariga de Viana do Castelo que gosta do Carminho. E acha que pode ajudar-nos.
— Ahhh.
— E até lhe pedimos que (porque tem tantas qualidades e generosidade) pegasse no Acampkijúnior. E ela aceitou, ainda que tenha de privar-se a muito custo de dois ou três dias de trabalho na Escola.
— Eh, pá! Isso tem muito mérito.
— Pois tem.
— E não tem uma foto dela para por no blog?
— Sou capaz. Mas tu já a conheces, pois ela já foi a algumas carminhadas e já é do Carmo Jovem há muitos anos.
— Mas o Frei sabe que eu só estou há dois ou três e nunca me apercebi dela.
— Bem. Ela é boa carmelita, e portanto muito discreta.
— Mas pode mostrar-nos uma foto ou não?
— Talvez.
Fui procurar e não tinha nenhuma. (A rapariga é mesmo muito discreta!) Telefonei à CIA, ao FSB, ao MI5, ao SIS, à Mossad, e ao FBI (O CTU foi desactivado) e enviaram-me sempre a mesma, que reproduzo. E concluo: coitados, nem eles estão mais bem documentados que eu!
Parabéns, Maria João. Parabéns, Carmo Jovem. Mereceis-vos mutuamente. Há muito trabalho por aqui, ainda que o coraçãozito seja bem maior que a dona.