sábado, 7 de março de 2009

Chamados a Ávila, chamados em Ávila

O blog do CJ tem de dizer o de cá e o de lá. Neste caso o de lá é o outro lado da vida do Ricardo, do postulante Ricardo. Foi estranho não o ver na Jornada de (In)formação do Movimento. E é assim que se justifica que já tenha perguntado doze vezes pela crónica. Por fim, como sentisse necessidade de justificar a ausência escreveu-nos a crónica da sua incursão a Ávila. Dá gosto ler a crónica sobre o outro lado da fronteira.
No Centro Internacional Teresiano-SaoJoanista (CITeS) decorreu entre o jantar de 27 de Fevereiro e 1 de Março, um convívio vocacional dos carmelitas, na cidade da nossa Mãe, Santa Teresa de Jesus, Ávila. Fomos calorosamente acolhidos pelos irmãos do Centro Internacional, lugar que a todos nos surpreendeu pela sua arquitectura e, sobretudo, pela sua missão. Este encontro serviu a todos para num ambiente de grande fraternidade, aliás, como é apanágio da nossa Ordem, conhecer um pouco mais do que ela é. Fomos chegando de várias proveniências da Península. Éramos 15 jovens e 8 religiosos. Portugal estava representado por dois, o Danny Oliveira (Madeira) e o Ricardo Luís (Lousada), bem como, pelo Pe. Alpoim Portugal. Estavam ainda 5 jovens da Andaluzia, 1 de Burgos, 3 de Castela, 3 da Catalunha e Baleares e 1 de Navarra.

Num primeiro momento, na sexta-feira à noite, foamos desafiados a expressar se achávamos que sabíamos o que Deus queria para nós e aquilo que mais nos atraía na Ordem. Respostas díspares foram surgindo, alguns diziam que sim, outros achavam que sim, outros procuram o que Deus quer para eles. O que mais atrai na Ordem? Houve respostas como: Nossa Senhora do Carmo, Santa Teresinha do Menino Jesus, o hábito, Santa Teresa, São João da Cruz, a fraternidade, a oração.

No sábado de manhã, fomos levados num passeio pelos locais que a Santa percorreu durante a sua vida em Ávila. Fomos à Igreja da Santa onde tivemos uma pequena prelecção pelo Pe. Brandle, que nos fez uma breve exposião sobre a vida de Santa Teresa de Jesus. De seguida visitamos o seu Museu. Depois, à Igreja que a Santa foi baptizada. Percorremos algumas das ruas mais emblemáticas até chegarmos ao Convento de São José, o primeiro convento fundado pela Santa. Ao regressarmos ao CITeS tivemos ainda a oportunidade de visitar o Convento da Encarnação, onde a Santa iniciou a sua vida religiosa.

Da parte da tarde, tivemos dois momentos altos, um primeiro com uma exposição feita pelo Pe. José Fausto, de Burgos, sobre a vida de São João da Cruz. Fez-nos uma apresentação dos momentos chave da sua vida e remeteu-nos para os seus escritos. No outro momento, à tarde, o Pe. Jesus Sans Compte, da Catalunha e Baleares, apresentou-nos um pequeno vídeo sobre a história de Santa Teresinha do Menino Jesus. Deixou-nos um texto para reflexão para posterior partilha na Eucaristia dominical. A noite foi de convívio e terminamos com um momento de oração. O domingo começou cedo, uma vez, que muitos de nós, tínhamos longas viagens a fazer para regressar a casa. Mesmo assim, houve tempo para o Pe. Alfredo Amesti, de Navarra, nos fazer uma apresentação da História da Ordem, desde a sua origem no Monte Carmelo até aos dias de hoje. A Eucaristia decorreu num ambiente sereno, de grande fraternidade e de partilha daquilo que todos vivemos ao longo do fim de semana. Este convívio, serviu para muitos de nós, jovens com diferentes caminhos e de várias proveniências, reflectirmos e discernimos um pouco mais sobre o sonho de Deus para cada um de nós. Que este convivio vocacional dê os seus frutos, ou seja, mais vocações religiosas para a Ordem Carmelitana.

Ricardo Luis