sábado, 17 de outubro de 2009

XXIX Domingo do Tempo Comum

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos [Mc 10, 35-45]
Naquele tempo, Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se de Jesus e disseram-Lhe:«Mestre, nós queremos que nos faças o que Te vamos pedir».Jesus respondeu-lhes:«Que quereis que vos faça?» Eles responderam:«Concede-nos que, na tua glória, nos sentemos um à tua direita e outro à tua esquerda». Disse-lhes Jesus:«Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu vou beber e receber o baptismo com que Eu vou ser baptizado?» Eles responderam-Lhe: «Podemos». Então Jesus disse-lhes:«Bebereis o cálice que Eu vou beber e sereis baptizados com o baptismo com que Eu vou ser baptizado. Mas sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não Me pertence a Mim concedê-lo;é para aqueles a quem está reservado». Os outros dez, ouvindo isto,começaram a indignar-se contra Tiago e João. Jesus chamou-os e disse-lhes:«Sabeis que os que são considerados como chefes das nações exercem domínio sobre elas e os grandes fazem sentir sobre elas o seu poder. Não deve ser assim entre vós:quem entre vós quiser tornar-se grande, será vosso servo,e quem quiser entre vós ser o primeiro, será escravo de todos; porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servire dar a vida pela redenção de todos».