quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Frei João da Cruz, Ontem e Hoje...



Hoje, a Ordem dos Carmelitas Descalços lembra o seu fundador e pai espiritual, e a Igreja Católica, um dos maiores mestres de contemplação e teologia mística.

Talvez a mais bela e completa descrição física e espiritual do Santo Fundador tenha sido feita por Frei Eliseu dos Mártires que com ele conviveu em Baeza. Descreve-o como “homem de estatura mediana, de rosto sério e venerável. Um pouco moreno e de boa fisionomia. Seu trato era muito agradável e sua conversa bastante espiritual era muito proveitosa para os que o ouviam. Todos os que o procuravam saíam espiritualizados e atraídos à virtude. Foi amigo do recolhimento e falava pouco. Quando repreendia como superior, que o foi muitas vezes, agia com doce severidade, exortando com amor paternal…”

Santa Teresa de Jesus considerava-o “uma das almas mais puras que Deus tem na sua Igreja. Nosso Senhor lhe infundiu grandes riquezas da sabedoria celestial. Mesmo pequeno, ele é grande aos olhos de Deus. Não há frade que não fale bem dele, porque a sua vida tem sido uma grande penitência”.

Frei João da Cruz foi Beatificado em 1675, Canonizado em 1726 e declarado Doutor da Igreja em 1926. Entre as suas principais obras clássicas estão "A subida do Monte Carmelo", “Noite Escura", "Cântico Espiritual" e "Chama de Amor Viva".