domingo, 22 de abril de 2012

Encontro de acólitos de Sª Ana - “Cristo é a luz”


Crónica do encontro


Nos passados dias 21 e 22 de Janeiro deste ano de 2012, em Santana, na Capela de Santa Ana, paróquia de Ferreira-a-Nova, Figueira da Foz, decorreu um encontro de acólitos ao qual chamámos: “Ser, mas ser de verdade!”. 
O encontro estava integrado no primeiro aniversário do “Cristo é a Luz” (grupo de acólitos da Capela de Santa Ana) e desenvolveu-se em forma de intercâmbio entre os acólitos do “Cristo é a Luz!” e os acólitos da Paróquia de Lajeosa, conselho de Oliveira do Hospital. 
Tendo início às 14h de Sábado (21 de Janeiro), decorreu conforme planeado pelo grupo anfitrião, iniciando-se com o acolhimento e apresentação dos participantes. Seguiu-se a apresentação do tema: “São Tarcísio e Eu!”, onde o André (Coordenador do Grupo “Cristo é a Luz!”) abordou a temática do padroeiro nacional dos acólitos, apresentando S. Tarcísio, a sua história e o seu martírio, que o levou a ser nomeado padroeiro de todos os acólitos. Depois deste primeiro tema os grupos conviveram entre si de forma a solidificarem amizades e a verbalizarem pensamentos e opiniões. 
Pelas 16h decorreu entre os grupos um debate orientado pela Sissi (catequista e ex-acólita de Santana) com o tema: “Ser acólito”. Terminámos este debate com uma oração e troca de valores. 
Já ansiosos pela tão esperada caminhada do poder, saímos juntos à descoberta da freguesia de Santana, dos direitos e dos deveres que ajudam a formalizar e levar por diante um grupo de acólitos. A caminhada tinha dez pontos, onde em cada um se conhecia um ponto importante da freguesia, se descobria um direito e um dever, se rezava, e se cantavam hinos de louvor e se concretizavam missões deixadas por alguém que sozinho não as pode concretizar. “Perdidos” por Santana, eram seduzidos a permanecer na Presença de quem sabemos que verdadeiramente nos ama! Fomos convidados a descobrir e a conhecer, porque ninguém ama o que não conhece. Destacaram-se nesta caminhada dois pontos importantes, ou seja duas missões: o conhecimento de um templo diferente, uma Igreja Adventista do Sétimo Dia; e o outro consistia em evangelizar por ente a população. Devido à falta de tempo não conseguimos terminar a caminhada! Porém, acabamos por passar em todos os checkpoints, mas com batota… à boleia!!! 
Quando chegámos à Capela já o André e a Mariana tinham o jantar pronto e a vigília orientada. Jantámos e de seguida procedemos aos ensaios para a Vigília que se iniciou pelas 21h, presidida pelo P. Alberto que aproveitou para direccionar palavras de conforto e força ao grupo de acólitos. Foi uma vigília de oração, reflexão e comunhão, onde todos pudemos comparar o reino de Deus com o reino que os acólitos têm vindo a formar, e até mesmo receber a luz que leva o grupo sempre a remar busca a quem sabemos que verdadeiramente nos ama. 
Terminada a vigília “A construção de um reino”, seguiu-se a apresentação do patrono escolhido pelo grupo: S. João da Cruz. O Grupo convidou a Sofia Simões, um membro do Carmo Jovem (grupo de jovens leigos em movimento, ligado à Ordem Carmelita), de Moinhos da Gândara, também ela apaixonada por este santo carmelita. A Sofia abrilhantou a noite falando deste Santo que a partir de agora mais amámos e procurámos imitar, porque o chamamos de patrono do grupo de acólitos “Cristo é a Luz!”. A razão para a sua eleição de patrono tem a ver com o seu grandioso amor e dedicação a Deus. Por fim, a Sofia entregou-nos o convite do Frei João Costa, responsável espiritual pelo Movimento do Carmo Jovem, que se prontificou com dedicação a acolher-nos no convento de S. João da Cruz, em Aveiro. A proposta foi muito bem acolhida. E após rezarmos uma oração de S. João da Cruz, partilhámos um pequeno beberete que nos aqueceu o corpo, uma vez que a alma já estava toda ela aquecida pelo amor partilhado. 
Findada a noite deixámos sacrário e junto dele os nossos espíritos. Depois partimos para nossas casas, habituais para uns, mas completamente desconhecidas para outros, e aqui os novos amigos cultivaram grandes laços que se espera perdurarem para a eternidade. 
Nascendo o novo dia, e sendo ele Domingo, encontrámo-nos de novo na Casa do Senhor pelas 9h, para orientarmos o serviço e prepararmos a eucaristia que decorreu pelas 10:30h, presidida pelo reverendo P. Alberto. No fim de acolhermos a Palavra de Deus e de recebermos o seu Corpo, reflectimos sobre o tema: “O poder de Deus em mim!” orientado pela Hermínia (madrinha do Grupo), e como já era uma hora da tarde e o dia ainda prometia bastante, formos almoçar. 
Pelas 15h iniciou-se mais um momento alto do encontro, a que chamámos “Tarde de Partilhas, recordar é viver”. Foi uma tarde em que o Grupo teve alguns convidados especiais, onde se recordaram alguns momentos vividos ao longo do 1º ano, onde se homenagearam antigos acólitos que se mantêm ligados à Igreja… A tarde foi composta por poesia, cânticos e momentos que marcarão para sempre a memória do Grupo. No fim da tarde e durante um lanche convívio o André partiu o bolo que tinha a forma do símbolo do grupo. E assim terminou este Encontro, comemorando assim o primeiro aniversário do grupo: “Cristo é a Luz!”. E agora com o patrono S. João da Cruz, o grupo quer continuar a remar e navegar inclusive pelo coração do mundo!!!! 
Por fim, ficou marcada a permuta deste intercâmbio para os dias 5 e 6 de Maio de 2012, em Lajeosa.

Grupo de acólitos de Sª Ana