segunda-feira, 5 de março de 2007

XIII Horeb (Porto)...

Decorreu nos dias 29 e 30 de Setembro e 1 de Outubro, entre a Casa Diocesana de Vilar e a Igreja de Stella Maris, no Porto, o XIII Horeb do Carmo Jovem, que juntou 35 jovens provindos de Avessadas, Aveiro, Braga, Guarda, Porto e Viana do Castelo.
O Movimento do Carmo Jovem encontra-se em re-formatação, mas a realização de mais este Horeb (o 13!) deve ser lida como a vontade dos jovens Carmelitas em conhecerem os mestres do Carmo (B. Isabel da Trindade) e trilhar as suas pegadas deixadas na história e na Igreja. Ir em frente, ir mar adentro é renovadamente o desafio que nos pomos. Assim foi, assim será.
O encontro foi dedicado à figura da «Bem-aventurada Isabel da Trindade, Carmelita e profeta da interioridade». Ao longo da manhã de Sábado tivemos, sobretudo, dois professores. O Pe. Alpoim Portugal que fez uma abordagem à sua biografia e o António José, Carmelita Secular, que desde a sua riqueza pessoal nos falou da profunda e abundante interioridade da vida da nossa irmã Isabel da Trindade.
O XII Horeb do Carmo Jovem foi a maneira dos jovens carmelitas assinalarem a passagem do centésimo aniversário da sua morte. Para toda a Ordem e também para nós jovens a jovem Isabel continua hoje a propor-nos os caminhos da profundidade, da abundância de vida e da intimidade com Deus.
A celebração final contou com a presença do Provincial da Província Portuguesa, Pe. Pedro Lourenço Ferreira que muito nos honrou com a sua presença. Particularmente agradáveis de ouvir foram as suas palavras de que o Carmo Jovem «é parte da família do Carmo, e que, como tal, está chamado a viver e a defender o espírito da Ordem». A mensagem foi ouvida e foi já levada para as nossas casas, gabinetes, trabalhos e espaço de encontro nos conventos onde nos reunimos.
Somos jovens, somos Carmelitas. O apelo à interioridade é para nós, ainda que frequentemente muito nos custe mergulhar.