domingo, 9 de dezembro de 2007

S. João da Cruz, Homem de AMOR | ACÇÃO

Carmelita que viveu e nos ensina a viver um Deus que é Amor!
«Onde não há amor, põe amor, e encontrarás amor»
[S. João da Cruz, Carta 26]

Dia 14 de Dezembro, Solenidade de S. João da Cruz, Homem que Deus preparou para MESTRE do Carmo.

Preparemo-nos dando graças a Deus pelo Dom deste Homem que canta a ternura e a formusura de Deus.


FAMÍLIA – nasceu de um matrimónio de amor, foi sempre pobre, nesta pobreza aceitou a sua situação não se autodestruindo. Em contrapartida viviam-se momentos de grande riqueza em Espanha/ altura do Renascimento.

FORMAÇÃO - aproveitou todas as oportunidades que lhe surgiram, inteligente e com um grande gosto para os estudos... o seu caminho notou-se no campo das letras: Na IGREJA.

CHAMADA AO CARMELO – poderia ter sido jesuíta e ter ficado no hospital como capelão... mas o seu caminho traçou-se no Carmelo, sua vocação era a de viver o interior, sua chamada aventura da oração, descobrindo em cada dia quem o habitava. Entra numa crise existencial, estuda em Salamanca e parte para a Cartuxa.

DURUELO – encontra-se com Teresa de Jesus, amante incondicional de Deus, aprende entre outras coisas as relações autênticas com Deus e com os irmãos.

CARCERE DE TOLEDO – descobre e aceita como um presente de Deus, sua presença na mais ESCURA NOITE, encontra-se dentro do mais autentico sentido da aventura do espírito.

ANDALUZIA –
fica vislumbrado pela paisagem (montes, campos, rio, noite...), período de maior actividade (formador, mestre experiente de caminhos interiores...)

SEGÓVIA - síntese pessoal, contemplação profunda... são-lhe retirados todos os cargos de superioridade


S. João da Cruz, homem de acção, de muitos caminhos, eterno e incansável enamorado, completa disposição para o serviço... Nunca esquecido do mundo em que viveu, mesmo estando encerrado em quatro paredes de um convento em completa contemplação... sempre trabalhou com o propósito de estender o reino de Deus, manifestando vivamente a experiência que lhe estava subjacente...

Sabia estar em solidão como também sabia partir com completa naturalidade quando a obediência, a amizade o serviço dos outros o pedia. Sempre procurou o amor verdadeiro e a este se quis entregar por completo... tentava contagiar através do seu exemplo todos os que se tentavam aproximar a Ele.

Escreve por necessidade vital de comunicar o seu conhecimento sobre o mistério da vida, sobre o mistério do AMOR.
João da Cruz tinha uma personalidade unificada que atrai e que continua a atrair quem se cruza com os escritos dele. Sabia o que queria e onde queria caminhar... era um eterno namorado de Deus, de amor verdadeiro e contou-o nas suas poesias... fruto de um longo viver e sentir... Homem que partiu à procura do essencial, levando consigo uma ânsia de amor que vai amadurecendo com a procura, sente a força do espírito que intervêm... abrindo-se à contemplação dos sentidos, levando a uma vida espiritual intensa.

Ant. Bem eu sei a fonte que mana e corre, embora seja noite. Aqui está a Chamar as criaturas que bebem desta água, e às escuras, porque é de noite.

V. Rogai por nós, Santo Pai, João da Cruz.

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.