terça-feira, 18 de março de 2008

Testemunhos I - Peregrinação a Fátima 2007

A Grande Carminhada

Durante os dias 28, 29, 30 de Abril e 1 de Maio de 2007, nós, Jovens Carmelitas, leigos em movimento, pusemos os pés ao caminho para mais uma Carminhada. Porém, logo à partida, esta não seria mais uma das Carminhadas que temos realizado, esta seria “A Grande Carminhada”, aquela que nos aproximaria de Maria… e nos levaria até Fátima.
Nunca tinha vivido algo assim... Uma nova experiência, que jamais se apagará da minha memória... Quatro longuíssimos dias de caminhada que deixaram feias e dolorosas marcas no corpo, mas a alma cheia de Fé e Esperança. Valeu a pena... sim, valeu muito a pena percorrer todos os metros deste caminho que nos levou até Maria.
Valeu a pena, porque a meu lado caminharam os meus amigos, aqueles que partilharam comigo outros inesquecíveis momentos e experiências, aqueles que me acolheram no movimento e fizeram “pingar” no meu coração a gotinha Carmelita, e ainda aqueles de quem pouco ou nada conhecia, que fui conhecendo e que quero continuar a conhecer. A todos e a cada um, obrigado por serem as pessoas que são, obrigado pela amizade, pelo carinho, pela ajuda e pela força. Obrigado por serem Jovens Carmelitas. Valeu a pena porque, como alguém disse, no caminho para Fátima vêem-se anjos que nos ajudam, nos apoiam, e nos dão força para continuar. Eu também os vi, mas não só vi anjos no caminho, vi e senti anjos que nos ampararam as costas, nos pegaram pela mão e nos guiaram até Maria. Sem esses anjos seria muito mais duro e difícil o nosso caminho. Foi difícil, doloroso… Houve altos e baixos… Sol e chuva… houve momentos em que estava-mos mais alegres, outras vezes, mais cabisbaixos e pensativos… Quase sempre cansados, mas cheios de vontade de continuar…
Durante estes quatro dias, senti como nunca, que Deus estava a meu lado, que caminhava connosco por montes e ribeiras, pontes e estradas, intermináveis rectas e florestas cheias de vida. Foi essa a minha maior alegria e o que melhor guardo: levar Deus às pessoas que passavam por nós e por quem nós passava-mos, às pessoas que amavelmente nos receberam em suas casas e nos deram alimento, nos locais onde pernoitamos e ainda e principalmente àqueles a quem passamos despercebidos.
É bom ser Jovem Carmelita.
Agora, nunca mais quero parar, quero caminhar com Deus, com esses anjos que estão ao fundo da recta e com os meus amigos, para levarmos a todos a mensagem que Ele existe, que está em cada um de nós e que caminha sempre ao nosso lado.
“O peregrino não muda a sua vida só no regresso, a mudança já começou no caminho”
Vale a pena ser Jovem Carmelita e levar sempre Jesus no coração!
Vale a pena Carminhar!
“ O Caminho, faz-se Carminhando… convosco e com Ele!”
TIAGO GONÇALVES - 19 Anos - Braga