sábado, 22 de novembro de 2008

Já não ia tão só.

Um jovem pôs-se a caminho. Como não é fácil o caminho cansou-se. Cansado de tanto caminhar, encontra um espaço para tranquilizar. Encontra um banco do jardim a seu lado uma árvore. A frescura e o lugar ameno convidam ao descanso. Senta-se na ânsia de retemperar forças. A natureza chilreava ao seu redor… O caminho fora longo, nem sempre recto e por vezes muito estreito. Sentia-se desprotegido na aventura começada. Pensava em desistir quando um Amigo de nome Jesus se faz encontrado.
Jesus: Olha para mim e tudo te parecerá mais fácil. Diz-me quem és!… Porque estás cansado? Será que sentes que caminhas só?
Rapaz: Ando preocupado, Jesus. Pergunto-me: devo abandonar todas as coisas para Te seguir?
Jesus: Sabes, o caminho é o abandono e a confiança. Abandona-te nas mãos do Pai. Nesse abandono não te enchas de muitas coisas. O que levas nessa mochila?
Rapaz: Tudo o que preciso para ser feliz, tudo o que faz de mim aquilo que sou, toda a minha história, toda a minha vida, família, amigos, trabalho... tudo!
Jesus: Eh!!!!! Não caminhes com muita coisa. O melhor de tudo é nada possuir. Carregas menos e caminhas melhor. No nada encontrarás o Tudo. No caminho encontrarás a paz e o conforto… Não te percas em recordações. Silencia diante do Pai.
Rapaz: Mas, como é possível. Neste caminho estou tão solitário! O silêncio perturba-me, inquieta-me, desassossega! Obriga-me a desinstalar-me!
Jesus: Sê forte. Já te disse que tens de confiar, e que chegarás mais longe quanto menos carregares. Deves agir por amor a Deus. Elimina os desejos da tua própria vontade. «Que não se faça a tua vontade mas a vontade do Pai». Aí te encontrarás e serás ditoso!
Rapaz: Mas isso supõe muito desconforto e até sofrimento. Queres que sofra. Que me aconselhas? Como devo continuar o caminho?
Jesus: Crê em mim. Quando sentes que a tua alma sofre crê que estou mais junto de ti. Quando estás mais fraco, a minha presença torna-se mais forte. O Amor está mais contigo. Em segredo Ele te ensinará a amar. A Sua missão é fazer-te forte na debilidade. Entrega-te totalmente nas asas do espírito e a mansidão regressará ao teu coração!
Rapaz: Vejo que tenho de travar uma longa batalha… não sei se serei capaz!
Jesus: Não estás só! Mas estás muitas vezes fazendo-te guerra a ti mesmo. Busca-te em Mim e em Mim alcançaras a glória! Enraíza-te. Ama o silêncio! O recolhimento tudo te ensinará. Encontra-te n´Ele, acolhe-O em ti. E o teu caminho será de paz.
Rapaz: Sabes, Jesus, não quero ir para a presença de Deus, nosso Pai, como alguém que ainda não começou a servi-l’O. Por isso o meu coração abraça a Noite e faz dela certeza do caminho.
Jesus: Tem calma. Não sabes como eu acalmei as tempestades e alisei os caminhos para os meus amigos. No fim todos me abandonaram, mas eu não deixei de os amar! Aproveita a pobreza, o sofrimento, a discrição do amor porque aí habita Deus. Não temas. Já reparaste que os campos também têm beleza no Inverno? Só Deus sabe o que é bom para ti. Ama a oração solitária porque aí estou mais em Ti.
Rapaz: É tão difícil. Aprendi demasiado a andar com os outros e agora não vejo ninguém como eu! Como devo fazer?
Jesus: Ama o amor que te leguei. Ama a Cruz. Age com transparência na presença de Deus e o teu coração estará seguro. Esse é o caminho …
Rapaz: Jesus, na escuridão da Noite dobro os meus joelhos ante ti, e entrego-me inteiramente à vontade do Pai!
E o rapaz prosseguiu o seu caminho. Já não ia tão só.