domingo, 13 de setembro de 2009

XXIV Domingo do Tempo Comum

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos [Mc 8, 27-35]

Naquele tempo, Jesus partiu com os seus discípulos para as povoações de Cesareia de Filipe. No caminho, fez-lhes esta pergunta:«Quem dizem os homens que Eu sou?» Eles responderam:«Uns dizem João Baptista; outros, Elias; e outros, um dos profetas».Jesus então perguntou-lhes:«E vós, quem dizeis que Eu sou?» Pedro tomou a palavra e respondeu: «Tu és o Messias».Ordenou-lhes então severamente que não falassem d’Ele a ninguém. Depois, começou a ensinar-lhes que o Filho do homem tinha de sofrer muito, de ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos escribas; de ser morto e ressuscitar três dias depois. E Jesus dizia-lhes claramente estas coisas. Então, Pedro tomou-O à parte e começou a contestá-l’O.Mas Jesus, voltando-Se e olhando para os discípulos,repreendeu Pedro, dizendo: «Vai-te, Satanás, porque não compreendes as coisas de Deus,mas só as dos homens».E, chamando a multidão com os seus discípulos, disse-lhes:«Se alguém quiser seguir-Me,renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me.Na verdade, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á;mas quem perder a vida, por causa de Mim e do Evangelho,salvá-la-á».