segunda-feira, 7 de junho de 2010

O ESPÍRITO SANTO ALEGRA-SE E NÓS COM ELE!


Queridos amigos de carminho, sede todos muito bem-vindos à IV Peregrifati!

É com muita alegria que nos voltamos a juntar, com o cajado na mão, o saco-cama às costas e a faixa do Carmo Jovem no coração, para nos fazermos ao carminho que nos leva a Maria.

Esta semana, num concerto de música ouvia a Irmã Glenda que, agarrada a uma guitarra, entoava excertos da Palavra de Deus. Deixava-me levar pela sua música e pensava na Peregrifati. Ficou a ecoar uma mensagem de S. Lucas “apenas uma coisa é importante”. Falava da atitude de Marta, sempre na lide da vida, na roda viva da quantidade de coisas urgentes que tem para fazer.

Como é fácil deixar-nos levar no ritmo da vida e dos assuntos urgentes e prioritários: é o trabalho daquele cadeirão da Universidade; as horas extras que o patrão exige para assegurarmos o emprego; os filhos, a casa, os pais; o mestrado; são tantas outras coisas… urgentes.

Mas…vem Maria, irmã de Marta, irmã do mesmo sangue, que nos mostra a melhor parte: apenas uma coisa é importante… ELE, a fonte e origem da nossa Vida. Quem escolheu vir à peregrifati, escolheu a melhor parte. Teve a ousadia de meter em PAUSE as coisas urgentes e dar lugar àquela que é a “mais importante”. Calar os sentidos e a azáfama do dia-a-dia, deixar a comodidade das nossas casas, para percorrer a estrada do encontro com os outros, para saborear a hospitalidade de quem modestamente nos acolhe, para orar à luz das estrelas e levantar-se quando ainda é noite.

Desta opção nasce uma alegria, uma alegria única de quem se sente amado e habitado pelo Amor. É Ele que nos une e é Ele que nos guiará. O Espírito Santo alegra-se por carminhar connosco e nós alegramo-nos por carminharmos com Ele!

Peregrinaremos com Ele e com aqueles que se alegram pelo nosso carminho, que um dia também tiveram o cajado na mão e nos legaram o dom do Carmo Jovem, vivendo-o agora por outras paragens. Para eles também vai a nossa alegria!

Peregrinemos e espalhemos por essa estrada fora que “O Espírito Santo alegra-se por estar connosco”!

Maria João Brito

Coordenadora do Movimento do Carmo Jovem