terça-feira, 8 de junho de 2010

O NOSSO PASTOR POR QUATRO DIAS P. PEDRO LOURENÇO FERREIRA, PROVINCIAL OCD

Homem, amigo e padre

Decorria o ano de 1950 quando Emília Lourenço, casada com Joaquim Ferreira, residentes nas Fontes, freguesia de Cortes, Leiria, foi consultada pelo médico. Este sentenciou: tem um temor; precisa urgentemente de ser operada. Como mulher sensata prontamente lhe respondeu: «Aqui ninguém mexe!».

Passados os nove meses, a 5 de Abril de 1951, dá à luz um menino ao quem puseram o nome de Pedro Lourenço Ferreira. Foi o último de 7 filhos. Em 1962 entra no seminário dos Carmelitas Descalços em Viana do Castelo e em 1967 dá início ao Noviciado em Avessadas, onde fez a profissão solene em 1968.

Em seguida fez os estudos eclesiásticos no Porto e ao mesmo tempo os estudos de música no Conservatório, onde concluiu os cursos gerais de Educação Musical, Acústica e História da Música, Composição e Piano. De 1973 a 1975 fez a especialização em Liturgia no Instituto de Liturgia S. Anselmo em Roma. No dia 13 de Junho de 1976 foi ordenado Sacerdote no Carmelo de S. José, em Fátima.

Desde Outubro de 1978 integra o Secretariado Nacional de Liturgia como vogal do mesmo, onde tem prestado vários serviços. Em 1990 a Conferência Episcopal Portuguesa criou o Centro Nacional de Pastoral Litúrgica e nomeou-o primeiro director. No dia 17 de Novembro de 1994 foi nomeado secretário da Comissão Episcopal de Liturgia (cargo que vem repetindo) e director do Secretariado Nacional de Liturgia. Em 1998 foi eleito membro do Secretariado da Associação Europeia dos Secretários Nacionais de Liturgia.

Leccionou a disciplina de Liturgia no Instituto de Ciências Humanas e Teológicas do Porto nos anos lectivos de 1985-1987. Têm orientado cursos, proferido várias conferências no âmbito da pastoral litúrgica e nos últimos anos é professor de Liturgia do ano propedêutico no seminário de Leiria.

Na Ordem dos Carmelitas Descalços exerceu os ofícios de superior na comunidade de Fátima (1981-1984 e 1996-1999), no Convento de Avessadas (1984-1987). Foi Mestre de Noviços e Director do Mensageiro do Menino Jesus de Praga (1993-1994). Director das Edições Carmelo (2002-2005). Foi Superior Provincial dos Carmelitas em Portugal nos triénios de 1987-1990 e 1990-1993 e 1999-2002 e 2005-2008. No último capitulo, em 2008, foi de novo eleito Provincial, cargo que exercerá até 2011, até ver!

A construção do Centro Internacional Mariano – Domus Carmeli –, em Fátima, foi mais uma das boas obras que com pulso firme “comandou” e consegui levar a bom termo. Agora falta colocar em marcha a segunda fase!

Excelente comunicador, conferencista e pregador. Conseguiu este especial reconhecimento pouco tempo depois da sua ordenação num sermão na festa da Senhora do Monte. Tinha-lhe dito o seu pai que para ser bom pregador «tinha que fazer chorar as velhas». Ainda a pregação ia a meio e já as pobres senhoras se derretiam em lágrimas. Cá de trás o seu Pai dava-lhe sinal de que ele estava a ter sucesso.

Outras histórias tenho ouvido acerca do seu pai: Conseguiu que o homem bebesse Coca-Cola, e levou-o à Ilha da Madeira… Certo dia, pararam numa área de serviço e resolveram “molhar a palavra”. Uma das filas para o bar parecia interminável, daí que atalharam pelo self service, mas neste nem sinal dum vinhito! O mais parecido era mesmo a Coca-Cola: o homem lá a bebeu. No final disse-lhe: «— filho, não voltes a parar aqui. Se o vinho não presta, as pessoas não hão-de ser grande coisa!»

Era sonho do Ti Joaquim ir à Madeira, porém havia o medo de andar de avião. A solução encontrada foi dizer-lhe que já era possível ir à Madeira de comboio… o homem lá se convenceu e convenceu os amigos que ia à Madeira de comboio! Tudo foi bem até à estação de S. Apolónio, mas quando reconheceu a Portela… ficou mudo e mudo entrou no avião! Na tentativa de quebrar o gelo o P. Pedro pediu uma garrafa de tinto. Quando a hospedeira apresentou a dita, o homem solta a expressão: «— Aqui também há disto?!»

O P. Pedro é um homem com horizontes bem definidos e atento à evolução. Foi ele que deu abertura ao domínio na Internet www.carmelitas.pt e www.liturgia.pt. Aprendeu a custo próprio a linguagem de programação web e durante muito tempo foi o webmaster destes sites. O PDA, GPS e um bom computador são ferramentas de trabalho que não dispensa.

Homem de Deus e por Ele abençoado, é um sinal da Sua presença no nosso meio. É amigo, alegre e sempre pronto a ajudar. Bem merece a oração dos jovens carmelitas. Obrigado, P. Pedro.

Delfim Machado