segunda-feira, 1 de outubro de 2007

A eterna sede do Amor!


"Compreendi que a Igreja tinha um corpo, composto de diferentes membros, não lhe faltava o membro mais nobre e mais necessário. Compreendi que a Igreja tinha um coração, e que este coração ardia de amor. Compreendi que só o amor fazia os membros da Igreja agirem, que se o amor viesse a se apagar, os Apóstolos não anunciariam mais o Evangelho, os Mártires se recusariam a derramar seu sangue..."


1 de Outubro - Santa Teresinha do Menino Jesus … a Ordem carmelita está em Festa.

Santa Teresinha queria ser missionária. Era um desejo profundo que mantinha no mais profundo do seu coração. Queria salvar almas. Queria ser apóstolo, queria pregar o Evangelho, em todo o lado ao mesmo tempo e não apenas por algum tempo, mas desde a criação do mundo até ao fim dos tempos.
Sabia que esses desejos ardentes missionários vinham de Deus e sabe que, se são de Deus, são verdadeiros e que se realizarão plenamente. Não sabe como, mas está convencida de que se cumprirão. Embora em toda a sua vida não tenha pisado nenhuma terra de missão nem tenha pregado o Evangelho.
Os desejos de Santa Teresinha cumpriram-se em toda a sua plenitude: Santa Teresinha, por decisão pontifícia, é a Padroeira universal de todas as missões do mundo e de todos os missionários e missionárias da Igreja Católica.
Santa Teresinha sente-se unida aos sacerdotes e escreve-lhes: «Sentir-me-ei verdadeiramente feliz por trabalhar convosco na salvação das almas; foi com essa finalidade que me fiz Carmelita; não podendo ser missionária pela acção, quis sê-lo pelo amor e pela penitência como Santa Teresa.»

Que nós Jovens leigos Carmelitas, pautemos a nossa vida pelos ensinamentos, desta mestra. Que descubramos o modo pelo qual também nós queremos chegar a Deus. Que a «pequena via», feita de transparência, humildade, verdade, simplicidade nos enraíze ainda mais nas profundezas da eterna sede do Amor! À semelhança de Santa Teresinha, sejamos motor que faz andar esta força da vocação do Amor!