quarta-feira, 10 de outubro de 2007

O Carminhante de Jerusalém!

Olá amigos!

Perguntam vocês:
- O que é que esta foto está a fazer no blog do Carmo Jovem?
- Quem é o senhor que está ao lado do Tiago e o porquê de estarem os dois a segurar na faixa dos Jovens leigos em movimento?
Pois bem, vou satisfazer a vossa curiosidade.
Esta foto tem uma história…
Tudo começou, quando folheava um dos jornais locais cá da minha bela cidade (Braga) e, ao virar da página, leio o seguinte titulo: “De Braga a Jerusalém a pé, passando por Roma”. Como Carminhante e adepto de caminhadas de Fé, esta frase desperta o meu interesse e começo a ler a notícia, em jeito de entrevista, que se refere a este homem, de quem eu desconhecia a história, e que se propunha a fazer o caminho entre Braga e Jerusalém. Uma peculiar peregrinação aos três maiores santuários da Igreja Católica (Santiago de Compostela, Roma e Jerusalém), percorrendo, a pé, perto de oito mil quilómetros, durante cerca de dez meses, atravessando treze países. Fui lendo e fui descobrindo quem é este homem. Este homem de quem vos falo é Amaro Franco, tem 36 anos e apesar de residir à já quatro anos em Braga, faz questão de sublinhar que é "de Viana do Castelo com muito orgulho”. Estuda Teologia, na Universidade Católica de Braga. Ninguém lhe impôs o percurso algo sinuoso que diz ter tido a sua vida - tem fé porque sim, ponto final. É peregrino em todo o sentido da palavra. Já perdeu a conta às vezes que cumpriu todos aqueles quilómetros até Santiago de Compostela (só num ano foi lá a pé cinco vezes), e em 2001, precisou de 126 dias para chegar com os mesmos pés a Roma, tornando-se romeiro. Se tudo correr como o previsto, em Julho de 2008 chega a Jerusalém e poderá dizer que é palmeiro, sendo o primeiro português a consegui-lo. Tudo isto entusiasmou-me, principalmente o facto deste homem estar intensamente ligado ao Caminho de Santiago, na altura ainda, como presidente da Associação Espaço Jacobeus - Associação Católica de Promoção da Tradicional Peregrinação Jacobeia e de Gestão do Caminho Português de Santiago, sedeada em braga e que eu até já tinha tido conhecimento, e desde 1999, como membro da “Archicofradia Universal del Apóstol Santiago”. Tudo isto me impressionava e despertava em mim muito interesse e curiosidade pelo facto de eu ser um grande entusiasta do Caminho de Santiago (que pretendo um dia realizar a pé... talvez em 2010 por ser um ano Jubilar) e por tudo o que lhe esteja relacionado. Porém o melhor estava para vir. Nas semanas que se seguiram os jornais, as rádios e até a televisão foram divulgando a sua aventura e eu não podia perder nada (ainda hoje guardo recortes de jornais em casa), queria saber cada vez mais sobre este homem que me parecia ser único e especial. Certo dia, lembro-me de enviar um e-mail ao Frei João e ao pessoal do Carmo Jovem sobre a história deste homem, e não é o meu espanto quando me respondem que, em 2001, quando voltou da peregrinação a Roma, ele tinha entrado para a Ordem dos Padres Carmelitas Descalços. Amaro Franco diz que quando entrou para o carmelo, os seus pais não aprovaram a ideia. Mas ele precisava de fazer aquilo. Precisava porquê? "Na minha viagem a Roma reaprendi todo o catecismo. Fui baptizado outra vez, confirmei a minha fé. Percebi que sou um homem sortudo, porque vivo com Deus, porque Deus me ama". Como devem compreender o meu interesse sobre esta história, sobre esta viagem e sobretudo sobre esta pessoa aumentou e de que maneira. Esta noticia encheu-me de orgulho e se já antes tinha vontade de o conhecer pessoalmente, depois de saber que estava ligado aos Carmelitas Descalços, ainda mais.
Não podia faltar à partida, marcada para o dia 4 de Outubro, na Sé de Braga. Era a derradeira oportunidade de conhecer pessoalmente este homem, a quem chegaram a chamar de louco, e de lhe demonstrar o meu apoio e admiração. Antes, na noite anterior à partida, ainda tive tempo para escrever uma pequena mensagem no blog da peregrinação (amarofranco.wordpress.com). Visitem!
Na passada quinta-feira, dia 4 de Outubro, manhã cedinho lá estava eu na Catedral, a participar na missa de envio do Amaro Franco (que belas recordações me trouxeram aqueles momentos). A minha vontade era de pegar na mochila e partir com ele. No final da missa, aproximei-me e finalmente pude conhece-lo pessoalmente. Alguns dias antes, quando pensava em estar presente na sua partida, tinha na ideia oferecer-lhe uma faixa do Carmo Jovem, e assim o fiz. Ofereci-lhe a faixa dos Jovens Leigos em Movimento como forma de reconhecimento e de amizade, transmitindo-lhe, em nome dos Jovens Leigos Carmelitas, que todos nós o temos em pensamento e em oração. Foi um momento muito especial para mim e que ficou registado da forma que vedes. Ofereci-lhe ainda, um Escapulário de Nossa Senhora do Carmo que o irá acompanhar durante toda a viagem. Ele ficou surpreendido e até um pouco emocionado, mas prometeu-me que levaria com todo o gosto a nossa faixa, durante toda a peregrinação e que depois colocaria algumas fotos no blog, selando com um forte e caloroso abraço este compromisso.
Junto à porta principal da Sé de Braga, na esquina entre duas ruas, há uma seta amarela pintada no chão, essa seta marca o local de partida para os peregrinos do caminho de Santiago. Foi deste ponto que o Amaro Franco partiu com uma mochila às costas, um bordão na mão e um corpo cheio de Deus. Antes de virar a esquina, parou, voltou-se, acenou e partiu…
Ele leva-nos com ele, representados naquela faixa, e nós devemos tê-lo sempre presente nas nossas orações, para que tudo corra da melhor forma. Acredito que este acto não lhe foi indiferente, e que o marcou de uma forma especial.
A história continua, mas a partir deste momento, todos nós, Jovens Leigos Carmelitas, também fazemos parte dela.
Vamos acompanhar este homem que, no meu entender, é um dos nossos, pois como ele mo disse:
“ se um dia somos Carmelitas, somo-lo para toda a vida!
O caminho faz-se… Carminhando!
Cumprimentos carmelitanos.

Tiago Gonçalves

Braga