quarta-feira, 14 de novembro de 2007

14 de Novembro – Todos os Santos Carmelitas

A Igreja universal celebra ao longo do ano as festas de alguns Santos de grande nomeada, ou que são portadores duma mensagem para toda a Igreja. Outros Santos há que não têm um dia só para si. Por essa razão, a Igreja elegeu há muitos anos o dia 1 de Novembro como dia de Todos os Santos. Esse é o dia de todos os grandes e os pequenos Santos, dos de nomeada e dos discretos, dos desconhecidos e dos admirados. Enfim, de todos!



A festa do dia 14 de Novembro foi instituída pelo Papa Clemente X (+1676), e funciona para nós como paralelo desse dia. É o dia de Todos os Santo Carmelitas!
Este é o dia para recordarmos todos os Santos que fecundaram a nossa Ordem ao longo de oito séculos de existência. Recordamos, pois, entre todos eles, a milhares de Santos Carmelitas que não estão oficialmente canonizados pela Igreja. Basta recordar os diversos ramos masculinos e femininos que vivem o carisma carmelitano e sobretudo a enorme multidão de cristãos que ao longo de tantos séculos se sentiu unida à nossa Ordem.
Eles são uma enorme multidão de mártires, de monges e confessores, de virgens, doutores, religiosos e religiosas que se santificaram vivendo em o carisma do Carmelo. Eles são ainda uma enorme multidão que revestiu com o santo Escapulário, e tantos outros que se fizeram Carmelitas, imitando em suas famílias a mesma aspiração à santidade.
No Livro do Apocalipse São João Evangelista diz que viu 144.000 de eleitos seguindo o Cordeiro. É um número simbólico que apenas quer indicar totalidade e plenitude. E depois completa, dizendo: «Depois vi uma multidão que ninguém podia contar».

Nós podemos considerar que nesse grupo em movimento que segue o Cordeiro estão todos os que caminham para a Montanha celeste do Carmo. Somos nós. Aí estamos nós, também! Somos todos os caminhamos ao encontro dos Santos, que do alto do Céu nos animam, dizendo: «Sede como nós»!


OREMOS
Nós Vos pedimos, Senhor, que nos assistam todos os Santos do Carmo e a protecção da Santíssima Virgem Maria, nossa Mãe, para que, seguindo fielmente os seus exemplos, sirvamos generosamente a vossa Igreja, com a oração e a acção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo...