terça-feira, 6 de novembro de 2007

Homília - Carminhada - Avessadas a Rosém - 3NOV2007

1. Somos jovens optimistas ou pessimistas? Somos jovens carmelitas e sem medo! Não temos medo de ser nem jovens, nem carmelitas. Coragem! Aventuremo-nos e percorramos o carminho que o Mestre nos chama a seguir. É para isso que a Igreja e a Ordem precisa dos jovens.

2. Nunca esta Igreja Paroquial de Rosém viu tantos jovens reunidos. E julgo que se o Carmo Jovem não regressar cá, não voltará a ver. Por isso...

3. Espero que continueis a carminhar como tendes feito até agora. Carminhai com os Mestres que a espiritualidade carmelita — S. Teresa, S. João da Cruz, S. Teresinha — vos tem para oferecer. Estes Mestre também carminharam. Aprendei com eles...

4. Posso garantir-vos que não estais sós. Nos dias de hoje existem muitos jovens que não têm medo de seguir o Mestre dos mestres. Carminhai com eles. Sabeis bem que continuam a reunir-se multidões para escutar e vibrar com a presença de Deus, que é amor.


5. Eu estive e senti-O presente na multidão que clamava e cantava nas Jornadas Mundiais da Juventude, em Santiago de Compostela, em 1989. E também noutras Jornadas, como sabeis.

6. Os jovens sentem que vale a pena, sentem o apelo e a força do Espírito e seguem-n’O. Que o Espírito Santo, Sopro de Vida, continue a sondar cada uma das vossas vidas. E assim como Zaqueu se converteu pela força do espírito de Jesus, assim vós também.

7. Zaqueu após o convite de Jesus, não disse que não. Disse sim. Um sim convicto. Este homem continuou a sondar os mistérios de Deus e a carminhar sob a brisa que é o Espírito Santo, que, mais tarde, os santos carmelitas também sentiram para depois nos incendiarem a cada um de nós de forma particular.

8. Que esta brisa suave, esta Chama que levamos gravada e não queremos apagar continue a convidar cada um de nós a soprar nos outros a alegria de dizer que vale a pena ser jovem carmelita, que vale a pena carminhar com Cristo, mesmo que seja apenas um pouco de cada vez.

9. Não temamos os nossos gestos nem os nossos sins! Não nos esqueçamos que quantos mais sins melhor…

10. Que pensará Deus dos Jovens do Carmo Jovem? Penso que os ama muito. Teresa de Jesus e João da Cruz deixaram escrito que Rezar é Amar. Se rezardes muito amais muito a Deus. E sereis muito amados por Ele.

11. Que vos posso pedir? Que como jovens carmelitas continueis a rezar e a amar cada vez mais. Não se pode ser carmelita sem rezar e sem amar. Sabei amar! O Frei João está doente e com febrezita, não está? Não vos esqueçais que a febre do amor também é prescrita como certos remédios: Quanto mais melhor!


P. Pereira, Pároco de Rosém