quinta-feira, 30 de abril de 2009

"Andai sempre alegres." (1 Tes 5,16)

A ninguém te pareces desde que peregrinei contigo!
Vamos para o caminho. Vamos para a casa da Mãe. Mais uma vez. Nós, Carmo Jovem, não somos de parar, não somos de morrer. Não somos daqui, ainda não alcançamos nada. Por isso não paramos enquanto lá não chegarmos. Obrigado por teres vindo. Juntos vamos melhor. (Vamos caminhar, vamos rezar. Com os pés.) Há já algum tempo que descobrimos e nos afeiçoamos à terna oração com bolhas nos pés. Assim os pés, assim a alma e tudo e todos com o corpo todo. Tudo ao caminho, todos a caminho. (Os que não vão, vão também connosco!) Se o corpo se liberta trotando por montes e ribeiros, caminhos e carreiros — E quão belo será o percurso deste ano! — como não se alegrará a alma com a luz e os perfumes da Primavera pascal que vão penetrando até ao mais fundo centro da alma! Vem, vamos tomar banhos de luz nova e de perfumes primaveris que só as abelhas sabem distinguir e colher! (Vamos para o caminho, que são horas!) A nossa III Peregrifáti — Peregrinação a pé a Fátima do Carmo Jovem — decorre num quadro temporal donde gostaria de evidenciar quatro acontecimentos:
Um: A recente canonização do Beato Nuno de Santa Maria (1360 – 1431). Peço ao Céu que no-lo dê por capitão, ele que tão bem conhece os caminhos da alma de Portugal! Que São Nuno de Santa Maria Álvares Pereira caminhe connosco, porque nós, como Bento XVI, nos sentimos felizes por o termos como modelo e figura exemplar. (— São Nuno, caminha connosco!)
Dois: Decorre em Fátima, na Domus Carmeli, o 90º Capítulo Geral (17 Abril – 8 de Maio). É a segunda vez que em Portugal se reúne um Capítulo Geral da nossa Ordem: a primeira vez foi em Maio de 1585, com a presença de São João da Cruz. O Capítulo já elegeu o novo Governo Geral. O nosso Padre Geral é italiano e chama-se Saverio Cannistrà, que ao ser eleito declarou: «Senti que Deus me empurrava e que abraçando-me a vós podia confiar em Deus». Bonito. O lema desta assembleia magna é «Vossa sou, para Vós nasci, que mandais fazer de mim?», porque decorre nos alvores do V Centenário do nascimento da Santa Madre Teresa de Jesus (1515). (Saverio e Teresa, caminhai connosco!)
Três: Caminhamos ainda durante a celebração do I Centenário do nascimento para o céu do Bem-aventurado Isidoro Bakanja (1885 – 1909). Isidoro era um jovem africano que ao receber o Baptismo na juventude entrou na Igreja amando a Deus e a Virgem Maria, a quem se consagrou e de quem se revestiu pela imposição do Escapulário do Carmo. Morreu mártir para não renegar nem a sua fé nem o amor a Nossa Senhora do Carmo ao recusar despojar-se do Escapulário. Não é para nós, jovens Carmelitas, um modelo de caminho e de amor? (Isidoro, caminha connosco!)
Quatro: Estamos em comunhão com toda a Igreja na celebração do bimilenário do nascimento do Apóstolo das Gentes. Sim, se algum Apóstolo se fez mais nosso esse é São Paulo que escolheu anunciar-nos o Evangelho. Sim, devemos o Evangelho ao seu coração e aos seus pés que enfrentaram a dureza e os perigos dos caminhos da Europa e da Península Ibérica. Sim, as Gentes somos nós. Ele é nosso! (Apóstolo, caminha connosco!) Não caminhamos sozinhos, mas em Igreja com a Igreja da Terra e com a Igreja do Céu!
Por último, cada um de nós traz um motivo para peregrinar a pé a Fátima. Sê bem-vindo com o teu motivo. Caminha feliz a nosso lado. Obrigado por vires. Tu e Deus sabeis porque vieste. É com alegria que te acolhemos, talvez sejas — quem sabe? —, um anjo enviado por Deus para refrescar e animar algum peregrino em algum desalentado momento! Quem sabe? Foi do Apóstolo que recolhemos o lema da Peregrinação: «Andai sempre alegres» (II Tes 5,16). (Que belo lema para uma peregrinação da casa da mãe para a casa da Mãe!) No Senhor está a nossa alegria. É o Senhor da alegria quem nos chama pelos caminhos da alegria independentemente da condição, da meteorologia, do sol ou da chuva, das nuvens ou do vento, das bolhas, das dores musculares ou dos humores. Coragem, caminhemos sempre alegres no Senhor! Domingo, em Fátima, espero dizer-te com alegria: A ninguém te pareces desde que peregrinei contigo.