segunda-feira, 20 de abril de 2009

P. Saverio Cannistrà, novo Geral

O Frei Saverio era Provincial da Toscana (Hetruriae), recentemente eleito, e nasceu em Cantazaro (Calábria, Itália) em 1958. Estudou Filologia românica na Escola Normal Superior de Pisa sob a direcção de Gianfranco Contini. Depois de trabalhar alguns anos na Editorial Einaudi, entrou na Ordem, iniciando o noviciado em 1985, e realizando a Profissão no ano seguinte. Em 1990 Professou Solenemente, e ordenado sacerdote em Outubro de 1992. É Doutor em Teologia Dogmática pela Universidade Pontifícia Gregoriana de Roma com uma tese acerca da natureza da teologia. Foi professor na Faculdade de Teologia do Teresianum de Roma, e actualmente é professor de Cristologia e Antropologia Teológica em Florença, na Faculdade de Teologia do Norte de Itália.
Após a eleição e aceitação deste serviço à Ordem, o novo Superior Geral proclamou a profissão de fé. Posteriormente, todos os capitulares dirigiram-se à capela da “Domus Carmeli” em procissão e cantando o Te Deum. Já na capela, cada um dos participantes manifestou a sua amizade e prestou obediência ao ao P. Saverio Cannistrà com um abraço fraterno acompanhado do cântico “Ecce quam bonum” e “Nada te Turbe” de Santa Teresa de Jesus.
Nas suas primeiras palavras aos capitulares, o P. Cannistrà afirmou que, perante a dificuldade que este novo cargo pressupõe e que a Ordem lhe encomenda, “sentia que Deus me empurrava e que abraçando-me a vós podia fiar-me de Deus».