sábado, 19 de dezembro de 2009

Reflexão I - III Entrefitas: Contacto

.
I. Se tivesses que traduzir este em filme em três palavras, quais escolherias?
As três palavras que caracterizam o filme são: Persistência, Futuro e Coragem.
~.
II. Escolherias alguma frase deste filme como máxima? Qual e porquê?
A frase máxima deste filme é: "Eu tive uma experiência que não consigo provar, não consigo explicar, sei que tudo aconteceu que tudo é real", porque muitas coisas ao longo da nossa vida acontecem sem conseguirmos provar ou explicar, mas que são reais.
.
III. “- Reverendo Joss, em que é que acredita? - Como pessoa de fé, rejo-me por leis diferentes das da Dra Arroway, mas temos os mesmos fins. A busca da verdade.”
Achas que ciência e religião podem viver lado a lado?
Na nossa opinião sim, pois ambas se completam.
.
IV. “Não achas que tiveste essa experiência porque uma parte de ti a necessitava?” - perguntou Ellie ao reverendo quando este lhe falou da sua experiência de Deus. Achas que a fé é algo que nasce de uma necessidade?
Sim, necessidade de não nos sentirmos sós.
.
V. “Vocês são uma espécie interessante… Uma mistura interessante…capaz de sonhos tão belos… e dos mais horríveis pesadelos. Sentem-se tão perdidos, tão isolados, tão sós… Só que não o estão. Segundo as nossas pesquisas, a única coisa que torna este vazio suportável é… os outros”.
Concordas com esta afirmação de Ellie sobre a viagem do pai no tempo? Porquê? Sim concordo, porque o ser humano é realmente interessante, capaz de sonhos belos, mas também capaz da sua própria destruição. Quantas vezes a solidão leva pessoas a enveredar por caminhos menos correctos, quando na realidade não está só.
.
VI. “Foi-me dado algo maravilhoso, algo que me mudou para sempre. Uma visão do universo que nos diz incontestavelmente que minúsculos e insignificantes, que raros e que preciosos somos todos nós. Uma visão que fazermos parte de algo maior que nós, que nenhum de nós está só. Gostaria de compartilhar com outros. Gostaria que todos, nem que só um momento pudessem sentir esse temor respeitoso, essa humildade e essa esperança.” Como comentarias o discurso final de Ellie?
É um discurso de mudança.
.
VII.Com qual das personagens te identificas mais?
Identifico-me mais com o Joss.
.
Zé Miguel e Alda Ferreira I Moinhos da Gândara
.