domingo, 4 de setembro de 2011

Encontro Internacional de Jovens Carmelitas em Ávila

Antes das JMJ decorreu em Ávila, junto das muralhas onde João Paulo II celebrou a Eucaristia em 1982, o I Encontro Internacional de jovens carmelitas. Ali se reuniram jovens provenientes de diferentes latitudes do mundo: Itália, França, Inglaterra, Irlanda, Croácia, Polónia, Líbano, Portugal, Argentina, Venezuela, Equador, Uruguai, Eslováquia, Roménia e Espanha.
O encontro começou com o acolhimento dos diversos grupos linguísticos, com cânticos dos diferentes países para ir criando ambiente. Logo depois o Superior Geral da Ordem, P. Saverio Cannistrà, proferiu umas breves palavras de boas-vindas a todos os jovens e convidou-os a viver a alegria, a fraternidade e o gozo de encontro com Deus nas nossas vidas, sempre apoiados na oração e, para isso ninguém melhor que de Teresa de Jesus para nos ensinar, concluiu!
Depois houve espaço para diferentes atelieres espalhados pela cidade.
À tarde, pelas 17:00h o Bispo de Ávila presidiu à Eucaristia concelebrada por muitos frades carmelitas. Na procissão de entrada surgiu o Relicário da nossa pequenina Santa Teresinha do Menino Jesus que também quis estar presente. Que melhor companhia podiam pedir os jovens!!!
Depois da Eucaristia realizou-se um concerto com cantores de diferentes países, Espanha, Itália, Polónia e Portugal.
Em Ávila, os jovens carmelitas de diferentes lugares do mundo, com diferentes idiomas, tiveram a possibilidade de partilhar a grande alegria do encontro e o que os une em comum: Santa Teresa de Jesus. Na sua terra natal, naturalmente houve ainda tempo para visitar alguns lugares a ela ligados: o Carmelo da Encarnação, o Carmelo de São José e, claro está, o Convento da Santa onde ela nasceu.
Terminado o encontro partimos para Madrid para o grande encontro com o Santo Padre.
Frei Ricardo Luis, OCD