sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Pormenor de Abertura do XVIII Horeb



Por que estamos aqui?

Ao longo dos últimos catorze anos contacto diariamente com alunos e tenho vindo a concluir que os jovens devem ser habilitados para lidar não só com técnicas, mas, acima de tudo, com as pessoas. É bom aprender o Português, as línguas, a Matemática, a História. Mas é fundamental aprender igualmente o respeito, a bondade e a tolerância. É fundamental aprender a construir a amizade até porque quando estamos com um amigo, nem estamos sós nem somos só dois!

Decididamente, não chega preparar cérebros. É decisivo formar pessoas.

A robustez da inteligência tem tudo a ganhar com a simplicidade do coração. É por aqui que passa o porte, a honradez, a rectidão.

Não basta estudar para o teste. É urgente estudar para a vida. Até porque a vida é o maior teste. E a permanente lição!

Que 18º Horeb seja um momento de aprendizagem, de formação e de intimidade com Deus. Que se fortaleçam os laços entre os amigos e com o verdadeiro Amigo. Que seja uma grande lição! São estes os meus desejos para todos nós neste momento que o Horeb atinge a maioridade. Afinal, 18 anos são 18 anos! Com o olhar em Santa Teresa de Jesus, não se esqueçam que ela é mestra indispensável para quem «quer tratar de amizade com Aquele que nos ama».

Que aqui encontremos uma pista, senão mesmo uma resposta, à pergunta: «Que quereis fazer de mim?»

E agora, que a hora já vai adiantada, apresento-me: Eu sou a Ana; já todos praticamente me conhecem.

Vim ao Horeb para me encontrar com os amigos, com o Amigo, para tentar descobrir mais um bocadinho d`Ele e de mim, e para dizer como Santa Teresa dizia: «somos amigos fortes de Deus».

É o que espero!

Inscrevi-me no Workshop A «com determinada determinação» porque: 1º, Tenho muito amor por este momento-Horeb e por este sítio carmelita que encontrei e no qual em família e com a minha família cresço. Sinto-me do Carmo. 2º, Porque aqui sei que tenho verdadeiros amigos e tenho aprendido muito sobre amizade. 3º, Porque procuro alegria para os meus dias tão cheios de jovens que muitas vezes andam vazios de esperança.

E vós, quem sois? O que trazeis em vós para este encontro? Que quererá Ele de vós?

Mãe Kelb Caramuja