sexta-feira, 30 de março de 2012

Mensagem do Papa para o 27º Dia Mundial da Juventude


«Alegrai-vos sempre no Senhor!» (Fil 4,4)


Queridos jovens,

Fico feliz em dirigir-me novamente a vocês, em ocasião do XXVII Dia Mundial da Juventude. A recordação do encontro em Madrid, em agosto passado, permanece muito presente no meu coração. Foi um extraordinário momento de graça, no qual o Senhor abençoou os jovens presentes, vindos do mundo inteiro. Dou graças a Deus por tantos frutos que fez nascer naqueles dias e que no futuro não deixarão de multiplicar-se para os jovens e para as comunidades às quais pertencem. Agora, já nos estamos a preparar para o próximo encontro no Rio de Janeiro, em 2013, que terá como tema "Ide, fazei discípulos entre todas as nações!" (Mt 28, 19).

Este ano, o tema do Dia Mundial da Juventude é nos dado de uma exortação da Carta de São Paulo apóstolo aos Filipenses: "Alegrai-vos sempre no Senhor!" (4,4). A alegria, de facto, é um elemento central da experiência cristã. Também durante cada Jornada Mundial da Juventude fazemos a experiência de uma alegria intensa, a alegria da comunhão, a alegria de ser cristãos, a alegria da fé. Esta é uma das características destes encontros. E vemos a grande força atractiva que essa tem: num mundo muitas vezes marcado pela tristeza e inquietude, é um testemunho importante da beleza e da confiabilidade da fé cristã.

A Igreja tem a vocação de levar ao mundo a alegria, a alegria autêntica e duradoura, aquela que os anjos anunciaram aos pastores de Belém na noite do nascimento de Jesus (cfr Lc 2,10): Deus não só falou, não só realizou prodígios na história da humanidade, mas Deus se fez próximo, fazendo-se um de nós e percorreu todas as etapas da vida do homem.

No difícil contexto actual, tantos jovens `nossa volta têm uma grande necessidade de sentir que a mensagem cristã é uma mensagem de alegria e de esperança! Gostaria de refletir com vocês, sobre as estradas para encontrá-la, a fim que possam vivê-la sempre mais em profundidade e que possam ser mensageiros entre aqueles que estão à vossa volta.