quinta-feira, 14 de junho de 2012

Saudação do Vigário Geral da Ordem Aos jovens carminhantes pela noite de Alhadas e Moinhos


Queridos amigos do Carmo Jovem: 
Tinha-vos prometido que vos acompanharia no início da vossa VI Clarminhada, mas uma alteração de última hora no programa da Visita aos Carmelitas de Portugal impede-me de concretizar a minha intenção.
Amanhã, terei que visitar as nossas irmãs Carmelitas Descalças do Estoril, pelo que me será impossível partilhar convosco esta jornada tão importante. 
Peço-vos que me perdoeis e que tenhais a certeza de que o meu coração estará ao lado dos vossos desde o início da noite, durante a clarminhada e ao amanhecer, enquanto celebrais a Eucaristia.
 Unir-me-ei a todos que ficaremos longe de vós fisicamente. Porém, durante a vossa clarminhada com eles vos perguntaremos: “O que vedes na noite? Dizei-nos, sentinelas!»
Pelo caminho desta noite sois sentinelas de todos os que vos acompanhamos desde a cidade. Sois chamados a descobrir os grandes segredos que se escondem, não só no vosso interior, mas também no nosso, no de cada homem e mulher deste mundo. A noite é espaço e tempo adequado para os descobri, de tal modo que possais revelá-lo àqueles que não podem seguir os vossos passos.
De noite, Abraão e Jacob falaram e lutaram com o Deus vivo. De noite, o povo de Israel cruzou o Mar Vermelho enquanto o exército do Faraó era sepultado nas águas. De noite, por fim, Cristo, sol invicto, derrotou as trevas da morte e conquistou-nos a vida, quando amanheceu, ao terceiro dia, Vivo e Ressuscitado, companheiro nos caminhos da noite dos homens.
O que vedes na noite? Dizei-nos, sentinelas! Queremos saber, queremos conhecer, queremos abrir-nos ao Mistério que se revela na noite e que para vós se fará pão e vinho partilhado, que é o Corpo e Sangue do Senhor, com a chegada da luz, ao amanhecer.
Peço à Santíssima Virgem Maria, a Senhora do Carmo, que acompanhe e guie os vossos passos. Enquanto caminhardes, eu estarei em Fátima. Aí vos recordarei diante de Nossa Senhora, para que Ela vos suavize o caminho para a Luz, até ao seu Filho, Cristo nosso irmão.
Que Ele vos abençoe e acompanhe sempre. O vosso:

fr. Emilio José Martínez González, ocd
Vicario General