segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Taizé: Milhares de jovens passam o ano em oração no país considerado o mais ateu da Europa

Mais de 30 mil jovens participam a partir de hoje no encontro europeu organizado pela comunidade religiosa ecuménica de Taizé (França), que decorre até 2 de janeiro em Praga, capital da República Checa.

Na fachada da casa de Kafka, uma cruz de Taizé: em pleno centro da cidade decorada com as cores do Natal e atravessada por um vento glacial, a residência do escritor checo serve de base aos voluntários que trabalham continuamente para preparar a chegada, esta segunda-feira, dos 23 mil jovens vindos do estrangeiro e dos sete mil oriundos do país de acolhimento que são esperados para o encontro que se realiza numa cidade europeia na passagem do ano.

É a segunda vez que Praga acolhe esta iniciativa. Em 1990, após a queda da “Cortina de Ferro”, o entusiasmo foi extraordinário: 80 mil jovens foram acolhidos em famílias que gozavam de uma liberdade que até então lhes tinha sido proibida e que se admiravam dos peregrinos vindos do outro lado, o lado da democracia.

Este ano, metade dos jovens será alojada em escolas ou instalações paroquiais, por não se terem encontrado famílias disponíveis para abrir as suas portas. Um facto que ilustra a indiferença que suscita a Igreja católica no país considerado o mais ateu da Europa. Ver mais em www.snpcultura.org