domingo, 3 de maio de 2009

Domingo do Bom Pastor

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo

segundo São João [Jo 10, 11-18]

Naquele tempo, disse Jesus: «Eu sou o Bom Pastor. O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas. O mercenário, como não é pastor, nem são suas as ovelhas, logo que vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge, enquanto o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário não se preocupa com as ovelhas. Eu sou o Bom Pastor:conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-Me,do mesmo modo que o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai; Eu dou a vida pelas minhas ovelhas.Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redile preciso de as reunir; elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor. Por isso o Pai Me ama: porque dou a minha vida, para poder retomá-la. Ninguém Ma tira, sou Eu que a dou espontaneamente.Tenho o poder de a dar e de a retomar: foi este o mandamento que recebi de meu Pai».