sábado, 30 de maio de 2009

Que dons temos recebido cada um?

Cada Cristão (ungido pelo Baptismo e Confirmação) recebe os dons do Espírito para o desenvolvimento e fruto da sua fé e para edificar a Igreja. Que dons temos recebido cada um? As vocações são dons especiais: cada qual comporta hoje algo da plenitude de Jesus. Exemplos de distintos serviços são os religiosos/as, sacerdotes, missionários/as, institutos seculares, vida contemplativa.
Sabedoria: «Vossa sabedoria é como o sal da terra, que da sabor e evita a corrupção».
Entendimento: «Sois a luz incendiada, para que com vosso entendimento espiritual possais ler os signos dos tempos e a cultura de hoje á luz do Evangelho». Conselho:
«Recebida estes conselhos e vividos como fruto do Espírito Santo». Fortaleza: «Elevada a cruz de Cristo, carregada com ela a fortaleza do Espírito, porque ela tem força de redenção e salvação». Ciência: «O Espírito é fonte de água viva. Que Ele nos dê o dom da ciência para que nos purifique de toda ignorância e possamos conhece-lo com pureza de coração». Piedade:
«Que o Espírito vos dê o dom da piedade, para que não esqueçais a oração e o louvor e vossa oração suba a Deus como o incenso». Santo Temor de Deus: «Lêde a Sagrada Escritura, deixai-vos conduzir pelo Espírito e não vos afasteis dos caminhos de Deus».