sábado, 21 de agosto de 2010

AcampAula - Um Casal Gotinha


Foi com muito agrado nosso e simpatia, que recebemos na manhã do dia 3-8-2010 (Segunda – Feira), um belo casal, com um rebento ainda mais belo, oriundos do Marco de Canaveses. Como é certo, nós, Acampakis, estávamos muito ansiosos com o que eles teriam para nos contar, a expectativa era grande mas sabíamos que este jovem casal nos iria presentear com a simplicidade que tão bem caracteriza o nosso movimento.
E assim foi! Luís, mais conhecido entre os amigos por Lilo, é o mais velho de quatro irmãos, confessa sempre ter estabelecido uma boa relação com a família que também manteve uma grande ligação ao convento do Menino Jesus de Praga e consequentemente à Ordem. Passou dois anos da sua vida nos Açores, onde fez a Primeira Comunhão.
Confessa que sempre foi traquina e teimoso. Mais tarde, na catequese integrou no grupo de acólitos, entre os 12 e os 18 anos.
Antes de ingressar na faculdade entrou no GOT (Grupo de Oração Teresiana) e no SH’MA, Luís afirma que estes grupos o marcaram muito, tanto que acaba por nos confessar que sentiu muito a falta dos mesmos durante os três anos em que esteve no Algarve a tirar o bacharelato no curso de Hotelaria. De regresso a Avessadas, começa a trabalhar e viu o tempo para as actividades ligadas ao jovens a ser diminuto.
Relativamente ao seu percurso no Carmo Jovem, Lilo descreve-o com bastante emoção e atrevemo-nos mesmo a dizer “Paixão”. Este entrou para o Movimento no ano de 1996, desde então, a “gotinha” que traz dentro de si, nunca mais desapareceu. O seu primeiro encontro no Carmo Jovem foi no Sameiro, em Braga, onde se voltou a integrar inteiramente, a este tipo de actividades, assumiu a coordenação do Movimento durante dois anos salientando um marco importante desta época, as Jornadas Mundiais da Juventude, em Roma (primeira experiência como responsável). Do mesmo modo perspectivar que este foi, sem dúvida, um dos momentos mais importantes da sua vida, pois para além de ter conhecido gente de todo o mundo e das trocas de objectos entre as pessoas, a vigília com João Paulo II foi muito emotiva. De igual modo trouxe consigo alguns objectos que o marcaram durante o seu percurso no Carmo Jovem, nomeadamente uma pandeireta que recorda com bastante alegria, numa história de angariação de dinheiro para as Jornadas Mundiais da Juventude, em Roma; a primeira faixa do Movimento; o livro com as 10 vigílias dos 10 encontros nacionais e simplesmente um pin com a nossa gotinha.
Neste momento, a vida não permite que Lilo continue a participar activamente nas actividades do Carmo Jovem, mesmo assim afirma ser um Carmelita, mas diz que nem sempre o consegue, assim sendo diz-se “Carmelita Imperfeito”, mas nunca deixa de participar na vida carmelita. Nunca nega a sua fé e devoção e transporta esse pensamento para o dia-a-dia tanto com os seus alunos como com o filho.
Célia, sua esposa, esteve atenta a tudo o que Lilo falou, mostrando uma expressão afirmativa a tudo o que ele ia dizendo e completando tudo o que o marido ia relatando. Era também notório nos seus olhos a emoção ao falar no nosso movimento e na vida carmelita.
Betinha e Luís, Braga
Aldeia de S. João da Cruz