sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Saudação aos 4campakis



Olá, aldeão acampáki! Bem-vindo ao 4campaki!
Bem-vindo às aldeias de S. João da Cruz, Santa Teresa de Jesus e à do nosso padroeiro, S. Rafael Kalinowski!
Bem-vindo ao Santuário de Nossa Senhora do Acampaki!
Chegou a semana que alguns de nós já há tanto desejavam, outros descobrirão porquê… Como jovens carmelitas que somos, fazemos o que outrora os carmelitas descalços fizeram: subir ao Monte. O Monte de Deão nada tem que ver com o Monte Carmelo, bem sei, mas o certo é que vamos escalar o caminho radical de quem deixa de lado o dia-a-dia com todas as suas propostas aliciantes (a cama confortável, a banheira, a comida da mãe, o pc ou a PSP, entre outras coisas), para vivermos a experiência da vida em comum.
Certamente que ninguém veio para estar sozinho, veio porque sabe que aqui não estamos isolados, vivemos numa espécie de pequena comunidade de amigos. Juntos nos divertimos, juntos nos ajudamos a crescer, juntos rezamos e aprendemos a ler o livro da vida com outros olhos.
Vou ousar dizer que temos muita sorte, sim eu, pelo menos, sinto-me muito sortuda por ser jovem carmelita, porque descobri a viver a minha fé sem cheirar a mofo. Quantas vezes nos afirmamos cristãos e somos olhados como tolinhos ou antiquados?! Pois, mas nós temos a sorte de ter como fundadora uma mulher que era pioneira em tudo e que nos legou uma espiritualidade que nunca cheira a mofo porque se centra no essencial. Nestes dias de Acampaki, vamos conhecer um pouco melhor a espiritualidade de Santa Teresa de Jesus, essa carmelita que nos ensinou que Deus é um Amigo, que nos ama imensamente, e que a oração é algo tão especial como um encontro e diálogo com Ele. “Estar a sós com quem sabemos que nos ama”. Pensa e sente isso quando subires ao Santuário da Senhora do Acampaki. Pensa e sente isso em cada dia ao leres a frase que preside esse dia no teu guião.
Que nenhum momento te escape, viver com intensidade o Acampaki é estar atento ao espaço e Natureza que nos rodeiam, é sentir que somos parte de uma equipa que para ganhar o prémio precisa da colaboração de todos, é divertir-se nas horas livres aproveitando a presença dos amigos e silenciar nas horas de oração aproveitando a presença do Amigo. Afinal, não vamos deixar que nos roubem o nosso refúgio que é a oração.
Vamos viver este Acampaki com Espírito Okapi, o espírito de um grupo de amigos, que apesar das suas diferenças e particularidades, forma um belo conjunto!
Por isso, ainda bem que vieste!
Bom 4campaki!


Chefa Cucampáki