quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Testemunho V - 4campaki: ao ritmo da semifusa



Olá…
Estou a escrever o meu testemunho para que possam acompanhar como foi aquela semana para mim no Acampáki.
Quando me inscrevi, não sabia o que iria para lá fazer, só conhecia o espaço e poucas pessoas, foi como se fosse para um lugar misterioso que nunca sabemos o que se pode encontrar. A verdade é que esse lugar me surpreendeu e muito, é como se aprendêssemos e vivêssemos o que nunca vivemos antes deixando as nossas coisas diárias para trás, como uma experiencia nova.
Eu aprendi a dormir numa tenda porque nunca tinha dormido; a ouvir a natureza, quando rezávamos as orações; a contemplar as estrelas e tudo à nossa volta até chegamos a ver várias estrelas cadentes; a ouvir Deus e rezar de manha e a noite o que eu raramente faço, talvez por preguiça; fazer novas amizades e preservar as mais antigas; ajudarmos uns aos outros quando eles mais precisavam e nas tarefas que nos eram propostas; as aulas com os professores que vinham de fora, para nos contar um pouco da sua vida; a conhecer o nosso espírito okapi, que no fundo é isso que o acampamento quer mostrar; as horas de silencio para pararmos e pensarmos um pouco; as horas de convívio entre todas principalmente as refeições; a jogar futebol e eu não aprecio. Sobretudo gostei imenso da Clarminhada não é que eu me tivesse comportado como devia, porque fui a última a chegar mas porque queria agradecer as pessoas que me ajudaram nessa noite e que principalmente porque me disseram para nunca desistir e para pensar que já estávamos quase a chegar.
Gostei imenso do Acampáki e espero para o ano voltar, tenho pena de não ter ficado a semana toda, mas não podia. Tenho a certeza que qualquer pessoa que fosse iria gostar.

Beijos da Fiúza :D

Sara Fiúza, Ponte de Lima
Aldeia de S. Rafael Kalinowski