segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Nosso pastor por quatro e oito dias


Frei João Costa
Nosso pastor por muitos dias

Apresento-vos o Frei João!
Não vou aborrecer-vos com a mudez das datas nem com a descrição enfadonha de percursos académicos. Até porque o Frei João, é muito mais que tudo isso… Conhecê-lo é certamente uma tarefa desafiante e compensadora!
Nascido para o mundo numa pequena aldeia do concelho de Amarante há 43 anos, é cerca de um mês depois que é integrado pelo Baptismo na grande família dos Filhos de Deus. Membro de uma família cristã comprometida na fé, o João é o mais velho de cinco irmãos.
Aos 10 anos, o filho mais velho da família Costa, sem sonhar com a história da família que o precedeu, vai dar cumprimento a um sonho do seu avô materno e, pela mão de sua mãe vai para o Seminário… o Seminário mais perto de casa (a mãe não queria perder de vista a sua cria!)- Avessadas, então Seminário Menor da Ordem dos Padres Carmelitas.
Um pequeno parêntesis para vos contar que o avô Manuel havia sonhado ter um filho padre. Mas Deus tem os seus desígnios e eis que este homem é pai de 2 meninas! Um sonho adiado… Sim, simplesmente adiado: o seu neto mais velho iria concretizar este sonho!
Dizem que sempre gostou de andar no Seminário, ainda que um dia tenha teimado ficar em casa recusando para lá voltar. Mas, graças ao jeitinho convincente que só as mães têm, o Joãozito lá se vê de regresso ao Seminário… só até terminar o ano lectivo, pensava ele!
E porque Deus trabalha no segredo do coração humano, o João consagrou a sua vida ao Senhor, no seio da Família Carmelita há 24 anos. Mas, Deus pediu-lhe mais e o Frei João, como sempre, disse “Sim”, abraçando o Sacerdócio Ministerial há 16 anos.
Nestes 24 anos de consagração religiosa, passou por diversas comunidades: Braga, Avessadas, Aveiro e por último Viana do Castelo, onde serve a Comunidade como Prior.
Trabalhador incansável, o Frei João tem dado a vida por muita gente e por muitos projectos: quem não conhece o seu valioso contributo na reconstrução do Convento de Aveiro, o empenho e alegria com que levou em frente o Mensageiro do Menino Jesus de Praga e a sua dedicação quase paternal à Pastoral Juvenil da Ordem Carmelita em Portugal conhecida por todos como Carmo Jovem?
O João é, sem dúvida um religioso generoso, determinado e persistente! Atento aos ensinamentos de S. Paulo, o Frei João, “insiste, a propósito e a despropósito”…
Um frade disponível cujo horizonte só termina em Deus e por isso nunca se deixa abater pelo cansaço… sabe que na vida há um tempo para tudo e por isso faz a sua sementeira seguro de que Deus cuidará e a seu tempo os frutos hão-de surgir! Em ano de Campeonato do Mundo de Futebol, quem não ouviu falar de uma táctica de jogo que denominam como “toca e foge”? Pois é, o Frei João é um pouco assim na relação que estabelece com aqueles cuja história de vida se vai cruzando com a dele. Um homem que se faz presente e desaparece!... Mas, à semelhança dos jogadores que usam esta táctica, o Frei João mantém-se atento à jogada e quando vê que a sua presença é necessária ei-lo de novo com uma palavra amiga, provocadora e sempre intencionalizada! Tal como na vida, nada acontece por acaso quando o Frei João age: mesmo quando parece desatento e descontraído, o João sabe sempre por que toma esta e não aquela atitude. Quantos de vós não sentiram já esta presença do Frei João? Eu diria que é uma verdadeira presença amiga: atenta, generosa e sobretudo libertadora porque não intrusiva!
O Frei João é um homem discreto, não gosta de ser protagonista, prefere o trabalho de bastidores: escondido mas imprescindível. Tem consciência que em todo o seu trabalho, mesmo quando parece o actor principal, é Deus que ocupa o lugar de destaque, é Ele que faz a obra! Como diz o João, “eu estou para servir”!
Este é o Frei João!
Um jovem religioso, que nutre um profundo amor pelo Carmo e pela sua espiritualidade. Um homem que percebeu que “quem a Deus tem nada lhe falta” e que por isso “só Deus basta”!
Por certo, muitos de vós conhecer-lhe-ão muitas outras facetas. Acredito porém que todas elas não serão mais do que pequenas parcelas que dão corpo a um ser humano muito especial e que tenho a certeza ser um Homem de Deus!
Dai graças a Deus pelo dom da sua vida e da sua vocação! Pedi ao Senhor que o faça dócil à Sua vontade para que pelo exercício do seu ministério vós possais ver as vossas vidas mais enriquecidas pela presença de Deus!
Julieta Palma
19 de Julho de 2010
Memória litúrgica da Mãe da Divina Graça