sexta-feira, 27 de julho de 2007
Saudação - ACAMPAKI
Olá!
Estás no Acampáki. O primeiro, o de 2007. Estás entre amigos. Estás no acampamento de jovens leigos carmelitas. Estás na Quinta do Menino Jesus, em Deão, Viana do Castelo, no coração do Minho. O Acampáki nasceu para que em férias, quando os dias são grandes e as tarefas menores, aprofundemos a vivência da espiritualidade carmelita. Em grupo de amigos. Estás aqui porque sabes de amizade.
Se és amigo és concerteza um bom carmelita!
A ti, jovem carmelita, que estás entre amigos, peço-te que ponhas serenamente em acção a tua capacidade natural para semear a semente da amizade. Viemos todos para sermos ainda mais amigos de Deus. Para estarmos juntos como amigos. Para juntos comungarmos a fraternidade com a natureza. Sejamos, pois, todos bem vindos! Deus, nós e a natureza. Estamos todos, ninguém faltou ao encontro.
A amizade é como uma mina oculta num imenso bosque, situado numa funda montanha. Quanto mais se aprofunda a mina mais mina se conhece, mais minério se tira, mais proveito se aproveita, melhor amizade se partilha, melhor qualidade tem a nossa vida, melhores sãos os frutos que damos. Quem pode aprofundar a mina da amizade e não o faz, faz mal a si e aos seus amigos. Obrigado por teres vindo: Vamos juntos (com)firmar o padrão da história da nossa amizade carmelitana. Podes crer que o faremos. Porque todos viemos para sermos ainda mais amigos (e porque o melhor Amigo de todos está connosco). Vamos descobri-l'O. Vamos descobrir que Ele anda buscando cada um de nós. Que também Ele, desde o seu lado da montanha, vem ao nosso encontro escavando a mina da amizade. Ele está sedento do teu carinho e da tua amizade. O Amigo quer-te como seu amigo. Ainda mais amigo que antes.
São Bernardo, grande amigo de Jesus, costumava dizer que "nós podemos aprender mais com os bosques que com os livros; mais com as árvores e as pedras que com os mestres"! É para veres. Por isso no Acampáki encontrarás: bosques, pássaros, água e amigos; pedras, caminhos, sol e amigos; Deus, santos, anjos e amigos; estrelas, manhãs, oração e amigos; alegria, colaboração, festa e amigos. É para isso que serve o Acampáki.
Durante o resto do ano não aprendemos tudo, porque frequentemente andamos muito longe de tudo e até de nós. E sem proximidade e tempo não se constrói amizade. É por isso que te convidamos: Acampáki com os teus amigos e amigas. Acampáki com o Amigo, que intensamente anda buscando-te há imenso tempo. Vem. Descansa junto do Amigo. Ah!, como é bom estar com Ele e com eles, em comunhão com a natureza, os pássaros, o sol, a água, a beleza, os frutos e o calor, as estrelas e a lua!
A minha alegria é que tenhas vindo.
O que te proponho é o que tu mais queres: amizade.
A minha alegria é que por fim todos saiamos melhores amigos. E o Amigo ainda mais feliz connosco.
O teu amigo,
Frei João Costa, ocd