quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

ORAR COM OS MÍSTICOS


(estátua de S.João da Cruz, Plaza de San Juan de La Cruz - Ávila)

Hoje, dia 14 de Dezembro, Solenidade do nosso pai S. João da Cruz, a família do carmelo descalço em Portugal lança uma nova iniciativa intitulada «ORAR COM OS MÍSTICOS».

Esta iniciativa centra-se numa nova página carmelita onde será publicada diariamente uma oração ou pensamento orante dos místicos carmelitas. Cada oração diária também será divulgada no site oficial da Ordem dos Carmelitas Descalços e será ainda enviada através da newsletter a todos aqueles que a subscreverem. Umas vezes a oração será apenas do santo carmelita, outras vezes, inspirados pelos seus pensamentos orantes.

Esta oferta resulta dum trabalho realizado pelas irmãs carmelitas contemplativas de todos os Carmelos de Portugal, pelos leigos carmelitas da Ordem Secular dos Carmelitas Descalços, pelos Padres Carmelitas Descalços, pelas Irmãs Carmelitas Missionárias, pelas Irmãs Carmelitas Missionárias Teresianas e por outros cristãos que conhecem e se alimentam da espiritualidade carmelita.

O lançamento desta inicitiva em tempo de Advento e no dia da festa litúrgica do poeta e místico carmelita, S. João da Cruz, não são ocasionais. O tempo de Advento convida à interioridade, ao recolhimento, à contemplação da beleza e formosura de Deus que se espelha no mistério da incarnação que o santo do Cântico Espiritual tão bem soube glosar, como nos explicada o nosso Provincial P. Joaquim Teixeira:

"Estimados irmãos espero que já estejais a celebrar a festa de S. João da Cruz com toda a alegria e gratidão aos Céus por nos dar tão grande mestre do espírito.

Em tempo de Advento, e na solenidade do nosso pai S. João da Cruz, com a colaboração de muitos de vós, das nossas irmãs carmelitas, dos carmelitas seculares e do Delfim Machado enriquecemos um pouco mais a página web da nossa província com o lançamento da iniciativa «Orar com os místicos», com a qual se pretende oferecer diariamente alguns pensamentos orantes e orações dos nossos santos. Estas orações podem chegar todos os dias às nossas caixas de correio electrónico, basta fazer a inscrição na newsletter.

«Se na vida nos juntamos para tantas coisas porque não fazê-lo para orar?» (Vida, 7,20) – perguntava Santa Teresa de Jesus. E nós podemo-nos perguntar: Se na net aparece tanta coisa porque não colocarmos lá também as coisas da oração?
Se acharem bem, divulguem na vossa lista de e-mail's.

Um abraço amigo, Joaquim Teixeira."

Se puderes, colabora com o pedido. Se gostares inscreve-te.
Não custa nada!