sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Notas Finais II - III Noite Escura - Moinhos da Gândara 14 JAN'12



Desta vez o Carmo Jovem ia-se reunir em Moinhos da Gândara, com a atividade Noite Escura, um convite feito por Santa Teresa "Começar de novo com um amor vivo de Deus".
Eram 17.35h, já estavam todos prontos para seguir viagem até à Figueira da Foz, apesar que ainda faltava uma pessoa mas depressa chegou. Depois de já estarmos todos preparados, lá dissemos adeus a Viana e pedimos a Deus que tivéssemos uma boa viagem, com uma ajudinha da Verónica. A viagem parecia estar a correr bem. Eram 19.30h quando paramos para comer numa estação de serviço, pois já estávamos a precisar de comer qualquer coisa.
Seguimos viagem até Moinhos da Gândara. Chegamos ao salão do Centro Paroquial por volta das 20.25h. Estava tudo tão deserto… não havia ninguém lá no local, fomos os primeiros a chegar. Enquanto esperávamos que chegasse alguém lá da terra, andamos a conhecer Moinhos da Gândara, umas voltas para aqui, outras para ali, até que chegou a Filipa do grupo “Somos um”, para nos acolher. Quando entramos, já estava tudo a postos, pois o grupo tinha ficado de tarde a preparar tudo para nos receber neste encontro.
Esperamos que as pessoas chegassem e se preparassem para a atividade. A lareira estava acesa, estava-se bem lá dentro e, mal deram as 21.30h, começamos por ouvir uma música tocada pelo Paulo e o Zé Miguel “Um sentido”. De seguida, começaram por apresentar os pintores Catarina Curado e Paulo Gonçalves .A Catarina não estava presente, mas pudemos observar algumas das suas obras, bastantes interessantes e muito belas. Gostei muito! 



Impusemos a faixa ao Paulo, esse sim, estava ali connosco como pintor, como guitarrista e Gotinha.

No fim de todos apreciarmos estas obras lindíssimas. Começaram por Em seguida, apresentaram o nosso poeta, o Sr. Manuel Maria Teixeira e nomearam alguns poemas dele. Manuel Teixeira estava muito contente por ter sido convidado a falar um pouco sobre os seus poemas, fez um discurso e referiu alguns poemas, tais como: “Neste Natal”, “É Natal”, “O Natal da minha Aldeia”, “João Paulo II”, “Vem aí as eleições”, “Retrete”, entre outros poemas. Algumas das suas obras: “Brincar com Rimas e Prosas” (1998), Poesia e Animação (2002), (Re)viver a Poesia (2004), Um Rio de Poesia (2007). O poeta ainda fez um poema a agradecer a sua presença no salão do Centro Paroquial. Algumas pessoas ainda lhe fizeram algumas perguntas: quando é que ele começou a escrever, se teve uma vida tão agitada como referia num poema, se iria continuar a escrever no futuro, entre outras.

Para terminarmos este encontro, novamente o Paulo e o Zé tocaram mais duas músicas “Somos Um” e a “Estrela Polar” já eram 22.50h. No fim, houve um pequeno lanche com bolos, chã e café para enchermos a barriguinha. Já se fazia tarde, principalmente para os do Norte, que ainda tinham algumas horas pela frente, mas no fundo queríamos prolongar mais um bocado o tempo. Estamos tão poucas vezes juntos! Mas já era tarde … e, como chovia e estava muito frio, tínhamos mesmo de nos ir embora e deixar Moinhos da Gândara, pois já eram 23.25h. O Frei João, esse não queria sair de lá. Saímos cheios de saudade e a pensar como tínhamos tantas horas pela frente e a pensar num próximo reencontro.

Tivemos uma viagem um pouco atribulada, com alguns percalços mas tudo se resolveu, afinal tínhamos Santa Teresa connosco, a proteger-nos. Depressa chegamos a Viana do Castelo, a chuva já tinha parado mas a temperatura estava cada vez mais baixa. Já era 01.30h, horas de ir para casa, dormir e descansar a cabeça.

E assim terminou mais uma Noite Escura. E espero que para o ano voltem, Jovens Carmelitas! E não se esqueçam “Levamos o Carmo Jovem no coração.”.


Sara Fiúza, Viana do Castelo