quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Comunicado à imprensa

Ponta de Lança

Central de Marcação

(Lesões de última hora e de alguma gravidade em dois atletas adiam a jornada de (In)Formação do Carmo Jovem programada para Sábado e Domingo.)
Ouvi dizer a um reputado especialista em lesões de atletas de alta competição que estes têm naturalmente mais lesões e lesões mais graves que o comum dos mortais, porque o seu corpo está tão afinado e tão perto dos limites, e durante mais tempo, que um imprevisto ou um pequenino aumento de esforço mal calculado leva a rupturas imediatas. Que só o descanso cura.
Acreditei, até porque era um especialista da área.
Foi isto que me veio à lembrança quando esta noite a Verónica me telefonou, a dizer que passara a tarde no Hospital de Viana do Castelo, numa cadeira de rodas. «Agora já sei o que sente uma a velha: incapacidade!»
Pronto, agora vai precisar de alguns dias para consertar o pé, alinhar os tarsos, recolocar os tendões, aprumar os músculos. Afinal, são os pés quem nos levam.
Há coisa duma semana foi o Ricardo à faca; penso que coisas de meniscos e endireitar os pés, não sei bem. São lesões só ao alcance de futebolistas famosos e habituados a pisar os maiores palcos europeus. Se não erro o dono da faca é o Dr. Espregueira Mendes Filho, habituado a atar tendões das pernas de futebolistas como quem, ainda ensonado, ata cordões e atacadores pela manhã.
Fui olhar a tabela e vê-se mesmo que o F. C. de Lousada precisa de reforços. O nosso atleta vem mesmo a calhar ao clube da terra. Ele até já nem dorme só de pensar nos êxitos futuros de ponta de lança perneta.
As carminhadas, julgava eu, não são de alto grau de exigência físico. Pensava eu. Engano meu. São e são mesmo. Já temos dois lesionados graves e eles andaram mais de carro que a pé! Fabuloso!
Visto termos ficado sem o ponta de lança e sem o nosso central de marcação, sou a informar que a equipa não entrará em campo no próximo Sábado, dia 1 de Março. Não há pois convocatória para a acção de (In)Formação que tínhamos programado para Avessadas. Lamentamos.
Porém, não tarda ela estará aí. E a Verónica atafulhando as caixas com mails e SMS! Convém por isso não preencher todos os próximos fins de semana. Porque logo que os nossos coxos recuperem abalamos para lá, já temos muito que trabalhar. É certo que eles se dispuseram a levar as muletas, mas isso era conceder-lhes um avanço de borla. Embora eu prefira pensar que em face das graves lesões nos pés eles não conseguem pensar. Portanto, adia-se.

Assina: Frei Jesualdo Ferreira