sábado, 24 de maio de 2008

Carta ao Papa

«O Espírito Santo inunda o Carmo (Jovem)» Foi o lema que nos lançou a carminharmos em Braga, hoje, dia 24 de Maio. Nesta Carminhada foram lidas e saudadas com palmas as palavras de alento, e entusiasmo do Santo Padre para o Movimento Carmo Jovem.
Na Carminhada de Alhadas e Maiorca em Fevereiro tínhamos prometido saudar o Santo Padre, e assim fizemos. E Ele, gentil, respondeu-nos. Agora publicamos a nossa carta. Depois a resposta. Queremos que todos os jovens Carmelitas sintam próximo de si a pessoa e a voz do Papa.

JM † JT

Viana do Castelo, 16 de Fevereiro de 2008

Santo Padre,
pedimos-lhe a vossa bênção e confiamos-lhe a nossa oração na força do Espírito Santo!

Hoje, dia 16 de Fevereiro de 2008, fomos 150 Jovens Carmelitas caminhando convosco por terras da Figueira da Foz, Portugal. Animados pelo Espírito Santo subimos ao Monte Tabor e também nós, no fim, ousámos dizer as palavras do Apóstolo Pedro: «Senhor, como é bom estarmos aqui»!
Os jovens do Movimento do Carmo Jovem continuam a ouvir as vossas palavras, a trazer consigo o vosso convite para nos pormos a caminho como testemunhas de Jesus com a audácia a que o Espírito nos convida. No nosso caminhar de fé queremos ser Igreja com a Igreja, fermento que fermenta, pés que andam e corações que amam. É assim que queremos seguir Jesus.
Neste nosso Encontro que realizamos na sequência de outros, o Santo Padre esteve especialmente presente nas nossas orações, pois vos amamos como a B. Jacinta, pastorinha de Fátima.
Queremos agradecer-vos as palavras que nos dirigistes na Mensagem para a XXIII JMJ. O convite que fazeis aos jovens de todo o mundo cala em nós, e com o ânimo do Espírito Santo, fonte de vida, sentimo-nos impulsionados a renovar a nossa esperança. Aceitamos o convite, e fazemo-nos ao caminho, fazendo dele uma escola de oração segundo os nossos pais S. João da Cruz e S. Teresa de Jesus.
Aceite e guarde esta pequena gota que somos. O nosso Movimento é uma pequenina gota no imenso oceano da Igreja a quem amamos e por quem rezamos. Nós, Jovens Carmelitas portugueses, aceitamos continuar a ser desafiados a caminhar com Jesus, a manifestar apreço pela sua palavra que nos convoca para a ternura de Deus e o serviço dos irmãos.
Queremos continuar a crescer na intimidade com Deus, a beber da «Fonte que mana e corre», a olhar para a Espiritualidade e a História da Ordem do Carmo com amor e vontade de a imitar!
Porque o Espírito Santo nos anima não podemos ficar parados, seremos testemunhas da «Chama de amor viva» que arde dentro do coração de cada um de nós e dos nossos grupos.
Santo Padre, nós, jovens do Carmo Jovem, agradecemos com carinho a maneira como abraça e acolhe o mundo. Não nos é indiferente a vossa acção missionária. Por isso seguiremos rezando pelo vosso serviço à Igreja. E procuraremos imitar-vos e seguir-vos. Rezamos ao Espírito de Jesus para que anime o nosso Pastor, o abençoe e santifique. Que a Virgem Mãe, Rainha e formosura do Carmelo, caminhe sempre convosco.
Todos os jovens carmelitas vos saúdam com afecto e alegria.


VERÓNICA RAQUEL GUIMARÃES PARENTE
(Coordenadora Nacional do Movimento do Carmo Jovem)


-------------------------------------------------------------------------------------
No Carmo Jovem somos rapazes e raparigas que desejamos viver o nosso compromisso de baptizados, construindo a fraternidade proposta por Jesus Cristo, em continua presença de Deus, como a Virgem Maria; ao serviço da Igreja e segundo o projecto de vida proposto por João da Cruz e Teresa de Jesus.