segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Espírito Kelb


Olá.
Chegou a hora de leres esta página tão apreciada por não poucos. É aquela que fala do espírito. Sim, o Vcampaki tem espírito, é animado, tem alma.
Há quem preferisse que não tivesse, mas tem. Sim, nós não estamos mortos, mas vivos e guerreiros. Por isso, este ano escolhemos mais uma vez uma especialíssima marca distintiva do Vcampaki: – O Espírito Kelb!
Mas o que é o Espírito Kelb? A ver vamos. E a ouvir também.
Três marcas marcam o Espírito Kelb: A matilha, a solidariedade e a alegria.




A Matilha
Vcampaki é sinónimo de grupo. É quase como aqueloutra famosa táctica de futebol: todos a tudo e fé em Deus! É um espírito total: todos atacamos, todos defendemos. E até os comemos, carago! E se os não comemos daqui não saímos sem comer a relva!
O Vcampaki é de todos. Não é só para os antigos, não é só para os novos. É de todos, todos somos jovens e todos conhecemos a linguagem da amizade. No Vcampaki ninguém está a mais, todos gostamos de viver em comunidade. Ou matilha, se quiserem. Aqui rimos juntos, rezamos juntos, trabalhamos juntos, comemos juntos. É uma alegria.
Peço-te um favor: adora a matilha, cuida da matilha. Vive intensamente estes momentos: quem vive focado na ecranzinho do telemóvel não vive nada, e a vida passa-lhe ao lado. Tu estás aqui, nós estamos aqui. Lá fora o mundo corre bem sem nós.
Viva a matilha!

A Solidariedade
É impensável uma matilha sem solidariedade. Todos cuidamos de todos, mais a mais se entre nós existem crianças. Elas são para nós as primeiras! Em tudo são as primeiras, principalmente nos cuidados. Claro que não substituímos a mamã-kelb e o papá-kelb, mas até deles nos preocupamos quando entre nós os virmos!
Os tios-kelb são assim!
O ritmo do Vcampaki é o ritmo das crias-kelb! Nós correremos tanto como a Matilde e riremos outro tanto quanto a Ana Carolina. Esse é o nosso jeito, porque nós somos assim e assim são os Kelb!
E quem diz da Matilde e da Carolina diz de qualquer kelbacampaki! Estamos aqui para ajudar a fazer do Vcampaki algo tão bom que todos queiramos regressar dentro de um ano! Eu tudo farei para fazer de ti um kelb feliz no meio da matilha!

A Alegria
Separados não somos nada e temos frio. O que nós gostamos é de aconchego e de ladrar à lua e às lagartinhas. A nós espantam-nos as folhas da vinha a mexer e as maçãs bravo-esmolfe que caem todos os dias. Gostamos de brincar, ver o baile das borboletas, saltar para a piscina e caçar gambozinos. E falar com o Amigo.
A nossa marca é a alegria. E a alegria será grande se tu não pensares tanto em ti, e mais na matilha. Eu estarei alegre quando te fizer grandemente feliz.
Em casa fazíamos nada, aqui, eu e tu juntamo-nos e fazemos um encontro ao estilo da Santa Madre Teresa, que gostava de amigos, de muitos amigos, de rezar, cantar e bailar, falar e rir, embora nunca tenha visto uma piscina!
Eu sem ti e a tua amizade era muito pequenino. A tua alegria incha-me e empurra-me para a frente. E de repente estou feliz, e penso: Estou no Paraíso só porque estou no Vcampaki.

Ah, já agora o Espírito Kelb é o espírito cão. Estava mesmo a ver-se, não?

Frei João Costa