sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Vamos todos aprender a conjugar

SAUDAÇÃO DO RESPONSÁVEL DA PASTORAL JUVENIL


Olá!
Sejam todas e todos bem-vindos.
Ainda nos não conhecemos. Mas tal como eu todos esperam viver aqui três belos dias no Acampakijunior, que se realiza na Casa do Menino Jesus! É para mim grande alegria poder receber tanta gente! É muito belo para mim ter de alargar o meu coração onde mais jovens amigos possam entrar!
Que bom que tenhais vindo! Fico-vos muito grato por isso.
Sei bem que estais ansiosos pelo Acampaki. Mas atenção, isto já é Acampaki! Por isso, ‘bora lá a viver o espírito Acampaki!
É chato eu sei, mas isto tem regras. Onde há gente há regras. E o Acampakijunior tem três regras que são três verbos. A saber: Juntar, animar, alegrar (a Deus). Os verbos fui roubá-los a uma amiga nossa, Teresa, Teresa de Cepeda ou Santa Teresa de Jesus. Os verbos são, pois, dela, e as ideias também.

Juntar, «juntemo-nos»
O Acampakijunior faz-se para ficarmos juntos, porque gostamos de estar juntos. Não é possível ficar alguém na tenda, outro agarrado ao telemóvel, outro a sonhar, alguém no Santuário e só um na piscina. Não, isto vale porque vamos todos a tudo. Rezamos e comemos juntos. Brincamos e saltamos juntos para a piscina. Saímos juntos e juntos entramos no Acampaki.
Não existe Acampaki a solo. Garanto que o Acampaki é belo porque tu tens boas ideias e és um/a jovem carmelita interessante e interessado/a em fazer amigos. A amizade é bela se houver amigos, e os amigos ficam juntos. Não fiques só, triste ou envergonhado. Junta-te aos outros e a todos e vamos juntos sonhar que o Acampaki pode ser semente dum mundo novo.

Animar, «animemo-nos»
Às vezes também é difícil estar onde gostamos de estar. O Acampáki tem momentos surpreendentes e outros que nos marcam por não serem tão bons. Afinal, temos de cozinhar, manter limpo as Aldeias e o Acampamento, fazer a limpeza dos balneários, descascar batatas, pôr a mesa e lavar pratos. Também rezamos, caminhamos e brincamos e fazemos teatro. Enfiam, são quase mil as tarefas que se fazem no Acampaki. E bem pode suceder que não gostemos de as fazer todas. Por isso é importante que nos juntemos e nos animemos uns aos outros. Se virmos alguém desanimado deveremos ser amigos e procurar ajudá-lo. Animar é uma boa e grata tarefa. Os amigos sabem bem animar os demais. Oxalá tu sejas assim, eu espero que tu sejas assim. Mas se estiveres triste aceita uma palavra simpática que te ajude a arrebitar de novo.

Alegrar, «alegremos a Deus»
Parece estranho que se possa alegrar a Deus, mas a verdade é que podemos. E recorrendo apenas ao sorriso e à simplicidade. Se tu estiveres bem, Deus também estará. Se sorrires, Deus sorri. Se ajudares um qualquer acampakid, Deus alegra-se pelo bem que Lhe fazes a Ele mesmo. Aqui essa é a nossa medida: o que fazemos ao kid mais pequenino é a Deus que fazemos. E o bem que fazemos alegra o coração de Deus porque acaricia o coração dos amigos que nos rodeiam.
Enfim, obrigado a todos por terem vindo, por ajudarem a construir esta pequenina comunidade da gotinha do Carmo Jovem. Obrigado pela vossa animação e alegria. Deus e a Senhora do Carmo vos abençoem,

Frei João Costa