domingo, 20 de abril de 2008

Crónica do encontro de (in)formação


Dias 12 e 13 de Abril: dias memoráveis pela realização do Encontro de (In)formação do Movimento Carmo Jovem.
Embora com um nome ligeiramente alterado (anterior Encontro de Formação de Líderes) mantém o carisma e sempre a inovação de (In)formar todos os que ligados à nossa Gotinha pretendam descobrir algum tema pertinente e interessante sobre a grande família do Carmo. Este ano: “Regra: 800 anos de carminhos pelo mundo”.
Sob o olhar sereno da paisagem de Viana do Castelo fomos acolhidos pelo Convento do Carmo que habita naquela cidade. Sem demoras iniciamos o encontro com a oração da manhã tendo como premissa de reflexão a passagem bíblica “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi”.
À semelhança de todos os encontros em que já participei, as horas tornam-se mais curtas, o tempo é escasso para aproveitar e beber de todo o ambiente que preenche o ar destes nossos encontros, assim, sem demora e sem pressa, ouvimos o ensinamento. Este ano realizado pelo Frei João Costa sobre a Regra “Primitiva” da Ordem da Bem Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, que Santo Alberto, patriarca de Jerusalém outorgou aos carmelitas, e confirmada por Inocêncio IV.
Esta regra constituía, o regulamento que orientava os monges que há 800 anos deixaram as ordens que lutavam pela segurança dos peregrinos à terra Santa e habitaram o Monte Carmelo.
Na actualidade constitui o regulamento mais antigo e básico da Ordem do Carmo, onde muitos homens e mulheres alcançam a santidade vivendo com exactidão o amor que gera amor.
Ouvimos, lemos e reflectimos sobre o conteúdo actual deste documento. Uns momentos em grupo, outros individualmente, separados pelo alegre convívio do almoço.
Durante a tarde, o tema que imperou o encontro foi enriquecido com as palavras do Padre Fernando Reis, Conselheiro para a Pastoral Juvenil e cada um de nós recebeu a “Regra Jovem do Carmo inspirada na regra que S. Alberto de Jerusalém outorgou aos Carmelitas”.
Após o lanche, apesar do vento e das ameaças de chuva, passeamos pelo centro da cidade e no final da tarde rezamos o Terço Vocacional numa das capelas do Convento. Seguiu-se o jantar sempre acompanhado e servido com convívio.
O serão foi preenchido com um momento de oração, a vigília “Onde não há amor, põe amor e encontrarás Amor” (S. João da Cruz). A presença de Jesus, a força da oração e a partilha permitiram de um modo ou outro, uma participação activa e entusiasta de todos.
O fim-de-semana passou rápido, como todos os momentos bons. O Domingo de manhã foi tempo de oração e de reunião de coordenação em que todos participamos. Foram discutidas e propostas as futuras actividades do movimento e foi marcante o entusiasmo com ideias e projectos para dinamizar os próximos encontros do Carmo Jovem que se estenderam pelo almoço.
A história deste fim-de-semana completa-se com o reparo ao acolhimento da comunidade que tão bem nos recebeu. Resta dizer que nas despedidas todos foram embora satisfeitos e com certeza mais enriquecidos e cheios de força…porque sem dúvida, cada encontro nos faz crescer mais um bocadinho.

Andreia Eiras – Guarda