quarta-feira, 30 de abril de 2008

SAUDAÇÃO DO PROVINCIAL DA ORDEM AOS PEREGRINOS

A Regra da Ordem Carmelita recomenda «viver em obséquio de Jesus Cristo», mas fá-lo dum modo extensivo a todos os cristãos:
«Muitas vezes e de muitos modos, os Santos Padres estabeleceram como cada um – qualquer que seja o estado de vida a que pertença ou a forma de vida religiosa que tiver escolhido – deve viver em obséquio de Jesus Cristo e servi-l’O fielmente com coração puro e recta consciência» (n. 2).
A vida «em obséquio de Jesus Cristo» é o essencial da vida cristã, ou seja, viver em obediência a Jesus Cristo que Se tornou modelo perfeito de obediência ao Pai.
A obediência ao Pai consiste na resposta aos seus desígnios de amor. Estes desígnios são únicos e irrepetíveis. Cada ser humano tem um valor único, o sangue do Filho de Deus derramado para curar a desobediência da humanidade e realizar a reconciliação com a divindade. A essência do cristianismo é Cristo, ser cristão é ser outro «Cristo» e ser carmelita é uma forma específica de ser cristão.
Os jovens que peregrinam a Fátima na carminhada organizada pelo Carmo Jovem, nos dias 1 a 4 de Maio de 2008, são convidados a conformar a sua vida cristã com a realidade da peregrinação da terra para o céu, do homem para Deus, da Igreja peregrina para a Jerusalém celeste. O Carmelo é uma inumerável multidão de testemunhas e guias desta caminhada de perfeição e subida ao monte. O Pai espera-nos no céu, Jesus Cristo caminha connosco, o Espírito Santo é a força da nossa juventude.
A Senhora do Carmo, a Irmã Lúcia e os Carmelitas da Domus Carmeli intercedem por vós para que sejais generosos na obediência a Jesus Cristo: «fazei tudo o que Ele vos disser». Caminhai em obséquio de Jesus Cristo e oferecei a peregrinação como uma liturgia viva que procede do vosso coração puro em ordem a uma recta consciência.
Em Fátima espero por vós.

P. Pedro Lourenço Ferreira
Provincial OCD