sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
I Domingo da Quaresma
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Quaresma: a carminho do Cristo Ressuscitado

Jovem carmelita, depõe o passado na misericórdia de Deus, no presente sê-lhe fiel, no futuro crê na Providencia Divina… e o carminho do Cristo Ressuscitado surgirá pela via do Amor …
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
Homilia da Eucaristia da X Carminhada
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
NOTAS FINAIS... Carminhada 21 FEV'09
Nuno Álvares Pereira
O Vaticano agendou a canonização de Nuno Álvares Pereira para 26 de Abril, inserindo o novo santo português no primeiro grupo de cinco novos santos que serão canonizados no mesmo dia, pelo Papa Bento XVI.
Os outros cinco, do grupo dos dez novos santos apresentados em Consistório, vão ser canonizados a 11 de Outubro.
Ao lado de Nuno Álvares Pereira, no dia 26 de Abril, subirão aos altares quatro italianos – dois homens e duas mulheres – todos fundadores de congregações.
A cura milagrosa que permitiu a canonização de Nuno de Santa Maria refere-se ao processo de Guilhermina de Jesus, uma sexagenária de Vila Franca de Xira, que sofreu lesões no olho esquerdo por ter sido atingida com salpicos de óleo a ferver quando estava a cozinhar.
Encontro de (In)Formação
sábado, 21 de fevereiro de 2009
D. Nuno Álvares Pereira
VII Domingo do Tempo Comum

domingo, 15 de fevereiro de 2009
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
VI Domingo do Tempo Comum
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
Somos o que somos!
Somos o que somos!
Pela graça de Deus, somos o que somos…
Empenhamo-nos a chegar a um ideal?
Mas o que é ideal?
Sonhamos, lutamos e muitas vezes idolatramos …
o brilho dos holofotos sobre a nossa face!
O palco da vida, do medo,
encontram-se com a luz dos Homens,
não com a luz de Deus!
Alicercemos o nosso carminho pessoal em Deus,
reguemos esse carminho com o Seu misericordioso Amor,
e recebamos a Sua gloriosa bênção…
Quer amemos, quer sirvamos,
coloquemo-nos diante de Deus e deixemo-nos guiar nos seus carminhos.
Nestes, chegaremos a descobrir o jardim florido do júbilo!
Sejamos felizes, sendo o que somos!
Sobre nós brilhará a luz da Sua graça
e seremos grandes,
seremos templos de Deus,
o Seu Espírito, a Sua vida, a sua eterna luz,
residirá em nós no meio do jardim florido do Mundo!
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Quarto aniversário da morte da Irmã Lúcia
domingo, 8 de fevereiro de 2009
Que descanse em paz
V Domingo Tempo Comum

Da Primeira Epístola de S. Paulo aos Coríntios
Irmãos: Anunciar o Evangelho não é para mim um título de glória, é uma obrigação que me foi imposta. Ai de mim se não anunciar o Evangelho! Se o fizesse por minha iniciativa, teria direito a recompensa. Mas, como não o faço por minha iniciativa, desempenho apenas um cargo que me está confiado. Em que consiste, então, a minha recompensa? Em anunciar gratuitamente o Evangelho, sem fazer valer os direitos que o Evangelho me confere. Livre como sou em relação a todos, de todos me fiz escravo, para ganhar o maior número possível. Com os fracos tornei-me fraco, a fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, a fim de ganhar alguns a todo o custo. E tudo faço por causa do Evangelho, para me tornar participante dos seus bens. [1 Cor 9, 16-19.22-23 ]
sábado, 7 de fevereiro de 2009
Já está reservado na agenda?
Eencontro de (In) Formação: 28 FEV e 1 MAR'09 em Viana do Castelo
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
Reflexão sobre o I Entre Fitas e Palavras
Resquícios do «I Entrefitas, palavras»
O Menino Jesus de Praga
Esta devoção, embora já muito conhecida, precisa de ser explicada para que o povo todo possa apreciar a sua origem, os seus fundamentos teológicos, a sua importância soberana e a sua utilidade actual.A devoção ao Menino Jesus data de Belém; passou pelos anjos, por Maria e José, pelos pastores e Reis Magos e é continuada pelos santos através dos séculos, seguindo ainda o seu curso sempre ascendente. Tomou uma forma concreta e universal sob o título do Menino Jesus de Praga. E sob este título, essa devoção foi eminentemente carmelitana em sua origem, até que se tornou tesouro universal do cristianismo. É na verdade uma flor delicada e divina que germinou e floriu no jardim do Carmelo e que, desabrochando sob o calor vivificador da Chama Divina, despede pelo mundo inteiro o seu consolador e suave aroma.O CONVENTO DE PRAGAO Soberano Pontífice Paulo V nomeou o venerável P. Domingos de Jesus Maria (Geral dos Carmelitas Descalços e confessor de Sua Santidade), seu Legado junto do Imperador da Áustria, Fernando II, que defendia os direitos de Deus e da Igreja Católica contra o príncipe palatino de Pfalz, encarniçado calvinista, que se apoderou do trono e se fez coroar rei na cidade de Praga. Fernando II pôs toda a sua esperança na intercessão de Maria Santíssima e nas orações do Venerável P. Domingos. No dia da Assunção o Senhor revelou a este santo religioso a vitória dos exércitos católicos. Antes de entrar na batalha, impôs o Escapulário do Carmo ao Imperador da Áustria, ao Duque da Baviera e a todos os soldados; monta a cavalo e, tendo o Crucifixo numa das mãos e mostrando com a outra um quadrozinho da Sagrada Família, que tinha sido profanado pelos hereges, exorta os soldados a implorar a protecção de Maria contra os inimigos do catolicismo. Três horas bastaram para dispersar o grande exército calvinista de 100.000 homens. O Imperador como testemunho de gratidão, fundou conventos de Carmelitas em Viena, Gratz e Praga.
É este convento de Praga que o Menino Jesus vai escolher para fazer brilhar o seu poder e amor soberanos.domingo, 1 de fevereiro de 2009
Ai de mim se não evangelizar
Dia do Consagrado
forma%C3%A7%C3%A3o.jpg)


