Canonização marcada para 26 de Abril
O Vaticano agendou a canonização de Nuno Álvares Pereira para 26 de Abril, inserindo o novo santo português no primeiro grupo de cinco novos santos que serão canonizados no mesmo dia, pelo Papa Bento XVI.
Os outros cinco, do grupo dos dez novos santos apresentados em Consistório, vão ser canonizados a 11 de Outubro.
Ao lado de Nuno Álvares Pereira, no dia 26 de Abril, subirão aos altares quatro italianos – dois homens e duas mulheres – todos fundadores de congregações.
A cura milagrosa que permitiu a canonização de Nuno de Santa Maria refere-se ao processo de Guilhermina de Jesus, uma sexagenária de Vila Franca de Xira, que sofreu lesões no olho esquerdo por ter sido atingida com salpicos de óleo a ferver quando estava a cozinhar.
Guerra atrasou processo
A história do processo de Nuno Álvares Pereira já poderia ter conhecido o epílogo quando, em 1947, o Papa Pio XII se manifestou interessado em canonizar o Beato português por decreto. O estado de uma Europa destruída pela II Guerra Mundial fez, porém, com que a Igreja portuguesa recusasse este motivo de festa. Trabalhos levados a cabo pelos Cardeais Patriarcas de Lisboa D. José III (1883-1907) e D. António I (1907-1929), secundados pela Ordem do Carmo, culminaram com o Decreto da Congregação dos Ritos “Clementissimus Deus” de 15 de Janeiro de 1918, ratifi cado e aprovado pelo Papa Bento XV no mesmo ano. Esses trabalhos, retomados pelo Episcopado Português, culminaram com a referida permissão de Pio XII para que o processo da canonização prosseguisse.