domingo, 17 de outubro de 2010

Encontro Ibérico de Jovens Carmelitas - Testemunho


“No Estamos huecos por dentro”

Já a noite do dia 8 de Outubro caía e em um grupo de jovens carmelitas portugueses juntou-se na igreja Stella Maris, no Porto, para iniciar a viagem até Ávila, em Espanha, para o I Encontro Ibérico de Jovens Carmelitas.
Após 500km, chegamos a Ávila, ao CITeS, por volta das 3h da madrugada, hora espanhola. Todos os outros jovens já se tinham recolhido nos seus quartos. Apenas estava o Frei Antonio, resistente, à nossa espera! Obrigada, Frei Antonio, pela paciência!
No dia seguinte, às 8h30m dirigimo-nos para a capela, para a oração da manhã, cantando “Nada te perturbe”, enquanto íamos lendo algumas frases de Sta. Teresa de Jesus. Foi quando nos apercebemos que éramos 8 portugueses no meio de aproximadamente 180 jovens! Na realidade, não contávamos com tanta gente!
Depois do pequeno-almoço reunimo-nos na Sala Magna, um anfiteatro que estava praticamente cheio, para fazermos a apresentação dos diferentes grupos. Vínhamos de vários sítios, desde o Porto, San Fernando, Córdoba, Barcelona, Tarragona, Cuenca, Salamanca, Segóvia, Madrid e Valência.
Depois de terem dado as boas vindas a todos, entrámos no espírito do encontro, tomando a palavra o Abelardo, um jovem de Valência, que nos falou um pouco sobre a importância de “cuidarmos” das nossas relações de amizade. Para isso, mostrou-nos um excerto do Principezinho (O essencial é invisível aos olhos. Só se vê com o coração!) e o vídeo dos U2 “Walk on”, seguido de um momento de reflexão em pequenos grupos, tanto para nos conhecermos melhor um pouco, como para partilharmos a nossa opinião sobre este tema.
Da parte da tarde, após a cesta (sim, porque estávamos em Espanha!), fomos visitar o Convento da Encarnação, que foi a primeira casa carmelita de Sta. Teresa de Jesus. Fizemos uma visita pela igreja, bem como pelo museu do convento.
Após o regresso ao CITeS, tivemos vários worshops disponíveis, para todos os gostos: jogos, dramatização, arte e música.
Depois do jantar, veio um dos momentos mais fortes do encontro: um concerto-oração “Tras las huellas de Teresa. No estamos huecos por dentro”, organizado e apresentado pelos jovens das diferentes comunidades das Escravas Carmelitas da Sagrada Família. Através de cânticos e textos, foram-nos apresentando a vida e mensagem de Sta. Teresa. Um momento indescritível, muito emocionante e forte, sem dúvida!
No dia seguinte, começamos novamente com a oração da manhã, seguida do pequeno-almoço. Depois reunimos na Sala Magna, onde o Frei Antonio nos falou das Jornadas Mundiais da Juventude de 2011, em Madrid.
Chegou a hora de prepararmos a Eucaristia: escolher cânticos, afinar as guitarras e as vozes… A Eucaristia foi também um momento muito forte, presidida pelo Frei Miguel, e onde algumas pessoas de Ávila se juntaram a nós. Foi um momento de partilha, cada grupo com um cântico, uma encenação no ofertório, um abraço colectivo, palmas, testemunhos…
Com muito pesar nosso, começou a chegar a hora da despedida, pois apesar do encontro continuar até ao dia seguinte, segunda-feira, para nós portugueses, e para os de Vigo e Valência, já estava a chegar ao fim.
Após a tradicional foto de família, com muito custo, tivemos que deixar nuestros hermanos!
Resumidamente, este fim-de-semana nada mais foi do que um encontro com a nossa família carmelita! Uma troca de experiências com outras pessoas que, apesar de estarem noutro país, de falarem outra língua, têm a mesma identidade que nós, vivendo e seguindo os nossos mestres S. João da Cruz e Sta. Teresa de Jesus!
Tal como o Frei Miguel iniciou o encontro dizendo que a nossa vida é feita de momentos, e que cada momento é único, foi isso mesmo que todos nós fizemos: vivemos estes dias únicos intensamente!
Apenas resta agradecer a todos os membros da organização deste Encontro, pela forma carinhosa que nos receberam e que, sem dúvida, nos fizeram sentir em casa.
Esperemos ter a oportunidade de retribuir, e que o próximo encontro seja em Portugal!
Até para o ano, no Encontro Internacional dos Jovens Carmelitas e nas Jornadas Mundiais da Juventude, em Madrid! Isto senão nos virmos antes!
[Madalena Brito,
Viana do Castelo]