sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Uma mensagem do Frei Ricardo Luis

O Ricardo Luis é agora Frei Ricardo Luis de S. Teresinha. Antes de deixar o Movimento do Carmo Jovem para ingressar no Noviciado da Ordem escreveu uma mensagem para as Gotinhas, que publicamos depois de na tarde deste dia 4 ter tomado o hábito carmelita no Convento do Deserto de Las Palmas, Castellón, Espanha. Ele ainda não nos fala dessa alegria (mas esperamos que o faça), só agradece o que fizemos por ele. Porém, nós é que agradecemos a paga que nos deu pelo muito que fez pelo Carmo Jovem. Deus o bendiga!
Gotinhas!
As melhores e maiores saudações aos gotinhas do Carmo Jovem. Pedem-me uma palavra para os gotinhas do Carmo Jovem. Direi uma muito simples e ao mesmo tempo muito sentida: OBRIGADO! Obrigado pelo abraço que me foi dado cheio de força e de coragem aquando da minha passagem pelo AAAcampáki, no início do passado mês de Agosto. Obrigado pelas mensagens de ânimo e pelo carinho de todos vós. Nestes gestos, senti que os gotinhas estavam e continuam presentes. Recordo-me, hoje, da Carminhada em Viana do Castelo, em Novembro do ano passado. Dizia o Frei João na homilia, recordando o apóstolo São Paulo, que "o Ricardo, a Verónica e o Jorge me dão notícias da vossa fé. E daqui a algum tempo, também dareis notícias da vossa fé ao Ricardo". Estou a iniciar uma nova etapa. É uma etapa de formação espiritual, de aprofundamento da vida iniciada pelos Santos Pais dos Carmelitas Descalços: São João da Cruz e Santa Teresa de Jesus, com a duração de um ano, no convento do Deserto de las Palmas, na Província de Aragon-Valencia, em Espanha. É uma caminhada formativa que tem naturalmente as suas dificuldades, não no sentido de abdicar de algo, mas no de abraçar aquilo a que me sinto chamado. Sei contudo que a vocação não se descobre de um momento para o outro. É uma descoberta que nunca acaba, por isso não será só no próximo ano, mas em toda a vida que a terei de aprofundar! Neste meu caminho quero continuar a encontrar-vos: espero que não vos esqueçais de mim! Peço-vos também uma forte presença, porque ela é fundamental na continuidade das diversas actividades do Movimento Carmo Jovem, que são proporcionadas ao longo do ano pastoral. Continuai a fazer história jovem e carmelita. Conto com a vossa fé, esperança e oração nestes tempos de aprendizagem em que serei convidado a "dar tudo pelo Tudo". "Somos um", é um eco que escutei muitas e diversas vezes. E é nesta força e nessa coragem que depositarei tudo o que sou para que este Amor possa entrar e n´Ele encontrarei cada um de vós. Recordo-me muito rapidamente das últimas duas actividades do Carmo Jovem em que participei: Peregrinação a Pé (activamente) e AAAcampaki (de visita no fim de semana). Na primeira, o lema era "Andai sempre alegres", e na segunda era "Dai-me um lugar no vosso CoraÇao". Pois bem: eu tinha, tenho e terei o Carmo Jovem no coração e levá-lo-ei por onde for. E tento sempre andar alegre. Afinal o que é a vida sem alegria? A faixa dos gotinhas (que tenho comigo) é: Levamos o Carmo (Jovem) no coração. Eu levo e espero que tu também!!! É um privilégio ter crescido no Movimento Carmo Jovem e nunca me esquecerei dos tempos vividos aí. Viva o Movimento Carmo Jovem! Muito obrigado, e até breve. Frei Ricardo de S. Teresinha do Menino Jesus (P.S.: Nunca se esqueçam de ser amigos uns dos outros!)