«Bento XVI convidou a ler a Bíblia para escutar a mensagem de Jesus e conhecer como Deus se aproxima de nós, segundo informou a Rádio Vaticano: “Se quisermos escutar integralmente a mensagem de Jesus, a maneira como nos guia a Deus, se quisermos conhecer como Deus se aproxima de nós, devemos ler o Antigo e o Novo Testamentos”.
Na Escritura está a Lei que Deus deu aos homens e que não deve ser vista como um jugo, uma escravidão, mas sim como fonte de sabedoria, como o verdadeiro conhecimento; ela indica como ser e como viver e deve ser causa de grande alegria. “Deus se deu a conhecer a nós” e nos mostrou “como devemos ser e viver, e que Ele está perto”; “Deus nos escuta, podemos aproximar-nos d’Ele”, afirmou o pontífice.
O Papa destacou que a alegria deve ser o sinal que distingue o cristão porque conhece a vontade de Deus, porque a Lei também é expressão da amizade de Deus; é palavra que libera, que dá força e purifica.
Também explicou o tema da pureza do homem diante de Deus, afirmando que, quando o homem encontra Deus, naquele momento ele descobre que está sujo e que não pode encontrar Deus: assim nasce a pergunta sobre como purificar-se. A sabedoria nos purifica e não vem de nós mesmos; só podemos recebê-la.
O pontífice destacou que na medida em que nos deixamos tocar por Deus, estabelecendo com Ele um diálogo de amor e amizade, também podemos amar como Ele ama. E destacou Santo Agostinho – “Dai-me o que ordenais e ordenai o que quiserdes” – para destacar que, através da amizade de Deus, nós nos tornamos capazes do seu amor.»
fonte: ZENIT