terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Acreditar no amor

.

.

Palavaras do Vigário Geral da Ordem aos carminheiros
da XIII carminhada
Queridos amigos do Carmo Jovem: Paz!
Mais uma vez o caminho vos chama, visto que o Carmo não se entende sem caminhar. É assim que vos encontrais prontos para mais uma Carminhada. Desta vez caminhais lado a lado com Francisco Palau, que nos diz que Jesus não quis outro caminho que o da Cruz, e assim é que vos entrega o lema para esta jornada!
Dá-nos um bocado de medo, não dá? Pois dá, mas não existe outro caminho para além do da cruz! Isso assusta-nos, porque ao vermos a cruz pensamos em sofrimento, na dor, nas muitas coisas de que todos os dias fugimos, nas coisas que não temos vontade de fazer. Contudo, não é aquilo que nos custa e implica sacrifício que realmente vale a pena? Sim, só nascem frutos saborosos onde existe sacrifício, esforço e dedicação, sejam coisas mais ou menos complicadas.
Tudo o que conseguimos sem esforço de nada serve, e acaba por ser desprezado. Nesta vossa Carminhada será muito valioso o esforço que puserdes em cada passo que derdes. As cãibras de amanhã serão mais que dores: serão testemunhas e memória dum dia muito belo, de que todos nos sentiremos orgulhosos por havermos concluído mais uma Carminhada.
Queridos amigos, a cruz não é tanto um sinal de dor e de sofrimento; ela é um caminho e uma entrega, sobretudo uma entrega apaixonada! São João da Cruz ensina que o amor dá valor a todas as coisas. Estou certo, por isso, que o amor acrescentará valor a cada um dos vossos passos de hoje. E não apenas aos passos físicos, mas também aos que constituem o caminho espiritual que é a alma da vossa Carminhada.
Desde o início da Carminhada até à Eucaristia — passando pela Igreja de São José, onde escutareis que o messianismo de Jesus consiste, não é um caminho de vitória e aplausos, mas o abraço enamorado à cruz — sereis convocados para esta jornada para acreditardes no amor a fim de crescerdes no amor.
Desejo-vos uma jornada cheia de paz. Que este dia seja uma espécie de ensaio geral de todo o ano, vivido em Carminhada pelo trilho da cruz, imitando o Pastorzinho que, enamorado, abraça a dor de todos para a todos levar o amor e a consolação.
Feliz Carminhada!
O vosso irmão no Carmelo:
P. Emilio J. Martínez, ocd.