terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

«Nunca quis outro caminho senão o da cruz.»

.

«Nunca quis outro caminho senão o da cruz.», eis o título da XIII carminhada, em que eu mais uma vez participei com o Carmo Jovem, com muito gosto e muita felicidade.

O dia 13 de Fevereiro começou muito cedo para mim, e também para todos os meus amigos do caminho, pois eu acordei as 06h00. Eram 7h quando saímos de Viana do Castelo, metemos pés e coração ao caminho e o rumo era Cantanhede (terra desconhecida para mim e para muitos outros). Partimos à descoberta para continuar a descobrir que este Amor por Jesus Cristo vale a pena e faz sentido ser vivido, faz sentido acreditarmos que Ele nos guia, que nos anima, que nos ouve e acolhe. Faz sentido partilhar este amor!
Depois de nos termos encontrado com os outros amigos na estrada chegamos ao local onde começamos a andar. Um parque muito bonito. Quando lá chegamos, foi-nos distribuído um guião, em que o que me chamou atenção foi a frase: «Nunca quis outro caminho senão o da cruz.» e a cruz que lá se encontrava na capa (muito bonita). A frase que li fez com que surgisse em mim dúvidas, e incertezas. Mas pensei para mim, vamos lá carminhar talvez encontre umas pistas para me ajudar a compreender esta frase, e deixar de lado as duvidas. Começamos a andar; este andar ia lento, rápido, tinha todo o tipo de andares. Ao longo do caminho falava com uns e com outros. Estive novamente com muitos amigos e coloquei a conversa em dia.
Nesta carminhada outra frase que me fez sentido foi: «o céu é o nosso melhor tecto», isto faz-me lembrar que o céu nos protege sempre, que nos acompanha. Compreendi que por Ele existe união, força, coragem para enfrentar este mundo que tanto tem para mudar e tanto tem de aprender com Ele. No carminho cruzei-me com uma amiga enfermeira (chama-se Célia), que me dizia que hoje em dia existe uma enorme falta de valores, que a minha geração cultiva esta falta de valores e tudo isto se resolvia se todos as pessoas tivessem a oportunidade de participar numa carminhada como os jovens do Carmo Jovem tem. Como eu tenho. É bem verdade!
Eu adorei esta nova aventura que mais uma vez me enriqueceu. Me encheu de esperança, para novas etapa, estou com mais força e garra para carminhar! Trago a cruz na testa e no coração! Continuarei a caminhar neste caminho descobrindo Deus na minha jovem vida a meu lado tenho a cruz que me entregaram e que a guardarei sempre. Obrigada amigos!

[Joana Costa - Viana do Castelo]

http://joana-costa.blogspot.com