quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

B. Ciríaco Elias Chavara


Celebramos hoje a memória do Bem-aventurado Ciríaco Elias Chavara, sacerdote carmelita indiano.
Nasceu no dia 8 de Fevereiro de 1805, em Kainakary, região de Malabar, actual estado de Kerala.
Era por temperamento muito piedoso.
Um sacerdote reconhecendo no jovem Kuriacos, Ciríaco, indicou-lhe o caminho do seminário de Pallipuram. Foi ordenado sacerdote em Novembro de 1829 pelo bispo carmelita D. Stabíllini.
Ainda jovem sacerdote mostrou-se muito activo. Com outros sacerdotes fundou um mosteiro onde vivia uma vida de intensa oração.
No dia da Imaculada Conceição de 1855, juntamente com outros nove sacerdotes, fez a sua profissão religiosa nas mãos de frei Leopoldo Beccaro de S. José, Carmelita. Com a profissão aceitou as Constituições da Ordem e recebeu o nome de Elias, pelo profundo amor que tinha ao Santo Profeta.
O nome com que actualmente se conhece a sua congregação de que foi primeiro Prior Geral é Carmelitas da Imaculada Conceição. São hoje mais de 2000 membros, em mais de 150 conventos, espalhados por sete nações.
Em 1886,em colaboração com o P. Beccaro, seu director espiritual, fundou a Congregação da Ordem Terceira das Carmelitas Descalças. São hoje mais de 5000 e têm casas na Índia, Tanzânia, Somália, Sudão e na Europa.
Apesar de afadigado pelos trabalhos apostólicos ainda encontrou tempo para escrever livros, quer em prosa quer em verso, que ajudaram à formação dos fiéis.
Morreu no dia 3 de Janeiro de 1871, com 66 anos.
O Papa João Paulo II beatificou-o no dia 8 de Fevereiro de 1986, na Igreja do Bom Pastor de Kattayam, onde se encontra sepultado.
A sua memória litúrgica é a 3 de Janeiro.